A estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que pelo menos 80% da população tenham dores nas costas em algum momento da vida. Deste total, uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) aponta que 36% sofrem de dores crônicas. Entretanto, fique tranquilo, nem toda dor é resultado de alguma doença. Pode ser algum desconforto causado pela má postura durante as atividades cotidianas, mal jeito ou excesso de exercícios físicos, por exemplo.
Dor nas costas ou na coluna é um termo genérico que indica quadros dolorosos na região da coluna vertebral. A coluna é dividida em quatro áreas: a cervical, que é a região do pescoço; a dorsal, que é a região do meio das costas; a lombar, que começa na altura dos rins e termina na região sacrococcigiana, onde temos o último osso que compõe a nossa coluna, o cóccix. "A lombalgia é a dor que atinge a região lombar da coluna vertebral, assim como a cervicalgia atinge a região do pescoço e assim por diante", explica o neurocirurgião Iuri Weinmann.
"A má postura pode fadigar os músculos, causando dores nas costas, principalmente na coluna cervical e na região lombar. Com o agravamento do problema, podem ocorrer alterações na coluna, como escoliose, hérnias de disco e hipercifose, entre outros", explica o ortopedista Leandro Gregorut.
Para minimizar as chances de dor e até uma doença crônica na coluna, fortalecer a região é uma das melhores formas de prevenção. E não precisa de muita coisa para isso. Tire alguns minutos do seu dia para fazer alguns alongamentos em casa. "É importante sempre ressaltar que nenhum exercício deve ser feito por pessoas lesionadas e/ou que fizeram alguma cirurgia e ainda não tiveram alta. Mesmo que a lesão ou a cirurgia não tenha nenhuma relação com a coluna, a recomendação é falar antes com o médico para evitar novos problemas", explica o ortopedista e médico do esporte Paulo Roberto Szeles.