A decisão de praticar exercícios físicos faz parte da lista de resolução de Ano Novo. Se no início o comprometimento é alto, ao longo dos meses é comum ir perdendo a vontade, abrindo mão do compromisso de manter a rotina de se exercitar. Não há nada melhor do que o exercício físico para se manter em movimento e saudável.
"É essencial que a pessoa que esteja começando ou retomando uma atividade faça uma avaliação antes de iniciar uma atividade e procure sempre o acompanhamento de um profissional qualificado para montar seu programa de treinamentos", diz o educador físico Rafael Oliveira. Segundo ele, os exercícios que envolvam vários grupos musculares são os mais indicados para quem está retornando ou iniciando a rotina de treinos, uma vez que eles evitam que sobrecarregue o corpo. Também são ideais para retomar o antigo ritmo e nível de condicionamento.
Mas seja justo com você. Estabelecer metas realistas no programa de treinamento - seja perder peso, participar de uma competição ou qualquer outra que seja - é essencial para que atinja seus objetivos. Torne o exercício um hábito. "Vinte e um dias é o tempo que precisamos para transformar algo em um hábito. Portanto, se você conseguir manter-se ativo por esse tempo, a chance de continuar no programa de treinamentos é maior", explica Oliveira.