Pólen

ARTIGO

Pólen


O neurocirurgião Eduardo Silva
O neurocirurgião Eduardo Silva - Johnny Torres/Arquivo

O pólen deriva do grego "pales" que significa pó ou farinha. Escrituras dos povos antigos (chineses, gregos e romanos), consideravam o pólen como fonte da juventude.

O pólen é uma mistura de pólen das flores, néctar, mel, cera e secreção das abelhas. Ele contém em torno de 200 a 250 substâncias biológicas ativas e seu conteúdo nutricional depende da origem das plantas, do tipo de solo, das condições climáticas, da espécie de abelhas e da estação do ano. As abelhas só produzem a geleia real a partir dos nutrientes liberados pela digestão do polén.

O pólen é um dos alimentos mais completos da natureza e é biogênico (gera a vida). Cada grão tem o poder de fertilizar e criar um fruto, uma flor ou uma árvore.

O pólen é uma fonte rica em vitaminas A, do complexo B, C e E; proteínas; ácidos nucleícos; aminoácidos; hormônios; enzimas; fibras; lipídeos; carboidratos e minerais (selênio, potásio, cálcio, fósforo, manganês, ferro, cobre, zinco e magnésio. Estima-se que o pólen contenha mais enzimas e coenzimas do qualquer outro alimento, e elas contribuem para a digestão e estimulam a microbiota intestinal. Ele tem de 16% a 40% de proteínas; mais do que a carne, os ovos e o queijo.

As propriedades do pólen contribuem para o crescimento e restauração dos tecidos; na prevenção de doenças (anemia, cardíaca, aterosclerose, a osteoporose, hiperplasia de próstata e prostatite, dos olhos e artrite); estimula o emagrecimento, o rejuvenescimento do corpo e da pele (ajuda a tratar eczemas e psoríase).

O consumo de pólen tonifica e fortalece o corpo, fornece energia, vigor e vitalidade e é capaz de aumentar a resistência a infecções por possuir agentes antibacterianos, antivirais e antifúngicos. Os lipídios, os antioxidantes e vitaminas do complexo B, colaboram para o aumento do fluxo e o bom funcionamento cerebral (memória, aprendizado, concentração), e protege as células dos danos dos radicais livres das doenças crônicas, alguns tipos de câncer, diabetes e asma. O polén é um alimento que melhora o sistema imunológico, protege o corpo dos efeitos da radiação, de tóxicos e de contaminantes ambientais.

Com a finalidade de obter os benefícios, recomenda-se a ingestão de uma a quatro coleres de chá de pólen ao dia.