Quer se exercitar, mas a academia está fechada? Você pode manter a prática de algumas atividades em casa. É o caso do Pilates. Trata-se de um método de baixo impacto, que trabalha vários grupos musculares, concentrando-se no fortalecimento dos músculos que sustentam e dão estabilidade para a coluna, assim como melhora a flexibilidade e a amplitude de movimento.
"O Pilates é um método que ajuda bastante no controle da dor crônica, pois pode ser adaptado para cada paciente, de forma individual, respeitando as limitações impostas pela dor", diz a fisioterapeuta Walkiria Brunetti, especialista em Pilates. Também reduz a intensidade da dor, melhora a mobilidade e ajuda a devolver a independência, principalmente quando a dor leva à incapacidade temporária. A técnica enfatiza a importância da respiração. "A respiração profunda aumenta a circulação para todas as regiões do corpo, ajudando os músculos a relaxar. Isso diminui a tensão desnecessária na estrutura muscular", explica.
Outro benefício, mesmo que indireto do Pilates, é que o método trabalha o corpo e a mente. "Além deste conceito de integração, a respiração ajuda a combater o estresse e aliviar a ansiedade. Os exercícios ajudam a combater a depressão, pois ajudam na liberação de neurotransmissores que dão prazer e bem-estar", diz.