Contra as dores do isolamento

Fitness

Contra as dores do isolamento

Alongue-se para reduzir a tensão e melhorar a postura


O alongamento reduz as tensões musculares e induz o corpo ao relaxamento
O alongamento reduz as tensões musculares e induz o corpo ao relaxamento - Freepik/Banco de Imagens

Os praticantes de atividades físicas conhecem bem a importância de fazê-lo antes e depois do exercício: o alongamento. Mas engana-se quem pensa que eles devem ser feitos apenas por atletas. "A prática oferece diversos benefícios para o corpo e mente, especialmente em tempos de isolamento social, quando as pessoas tendem a se exercitar menos", diz a professora de ginástica Camila Belluomine.

O alongamento é uma técnica que tem como objetivo melhorar a flexibilidade e é essencial para a manutenção dos nossos movimentos e atividades diárias, a funcionalidade do dia melhora e também alivia as tensões. Também é importante para quem pratica uma atividade física. O exercício leva ao estiramento das fibras musculares e aumenta seu comprimento. "Este normalmente é feito pelos atletas na intenção de aquecer o corpo antes de realizar uma atividade física, possui três tipos - estático, dinâmico e balístico", explica o ortopedista Daniel Carvalho. A técnica também é benéfica para quem não quer ficar parado, mas não quer fazer uma atividade de intensidade. "O alongamento pode ser realizado por todos, ele ajuda na mobilidade e equilíbrio, é essencial neste momento de quarentena, já que muitos estão com o corpo parado e podem adoecer", diz ainda.

"Alguns simples movimentos para alongar braços, pernas, tronco e pescoço são ótimos para iniciar a rotina de exercícios e de trabalho", explica o neurofisiologista Ricardo Arida. Quando os movimentos são feitos de forma correta, o alongamento contribui para o relaxamento e alívio de tensão muscular, oferecendo uma postura melhor e potencializando a flexibilidade do corpo.

A ação de alongar-se aumenta o fluxo sanguíneo da região trabalhada, auxiliando na oxigenação do tecido muscular e redução de dores. Por conta disso, é recomendado realizar a prática antes ou após atividades físicas, evitando, assim, lesões acarretadas por exercícios. "O alongamento também deve ser realizado diariamente, para quem está trabalhando home office. É importante se alongar antes de começar, de uma em uma hora e após finalizar o serviço, assim mesmo parado, o impacto no corpo é menor", diz ainda Daniel Carvalho.

 

Cervical: Incline a cabeça para o lado direto e depois para lado esquerdo;

Antebraço: Posicione seu braço direito à frente. Você deve segurar seus dedos para baixo com a mão esquerda, deixando seu cotovelo em linha reta. Em seguida, faça o mesmo com o braço esquerdo;

Alongamento da coluna: Sentado em uma cadeira, você deverá flexionar sua coluna à frente e abraçar seus joelhos;

Relaxamento da coluna: Ajoelhado, você irá se apoiar em seus próprios calcanhares e relaxar;

Extensão total do corpo: Após espreguiçar todo o corpo, eleve seus braços e fique na ponta dos pés, alongando seus músculos.

Fonte: TotalPass 

 

  • Reduz as tensões musculares e induz o corpo ao relaxamento;
  • Previne lesões como distensões, estiramentos musculares e entorses;
  • Melhora a postura;
  • Ativa a circulação sanguínea, melhorando o retorno venoso;
  • Reduz a ansiedade, o estresse e a fadiga;
  • Melhora a atenção;
  • Previne dores;
  • Proporciona condições para melhoria da agilidade, força e velocidade;
  • Reduz a deterioração física associada com a idade.