Fitness

Aproveite a cama...para se exercitar

Sequência leve e curta deve ser feita para despertar o corpo tranquilamente


Você pode aproveitar alguns minutos na cama para se exercitar
Você pode aproveitar alguns minutos na cama para se exercitar - Freepik

Com as manhãs de outono mais frias, a cama costuma ser uma tentação para que as pessoas prolonguem o repouso um pouco mais. Porém, para manter a saúde física em dia, uma rotina de exercícios físicos é muito importante. Que tal aproveitar o tempo, ainda em cima do colchão antes de levantar para aquecer o corpo e prepará-lo para as atividades do dia?

Se você acorda pela manhã e costuma dar uma bela espreguiçada para despertar, certamente já percebeu os benefícios do ato. Além dessa prática saudável, você pode executar movimentos físicos na sua própria cama para começar um leve condicionamento para o dia. Seu corpo sentirá os benefícios. "Para começar o exercício, tire o travesseiro de baixo da cabeça, e coloque-o ao seu lado. E na sequência dê uma leve espreguiçada geral e conte até 30 segundos, alongando pernas e braços", explica a fisioterapeuta Cecília Faipó.

Ao acordar, os músculos estão mais rígidos, toda a parte circulatória está fluindo de maneira diferente por estar há várias horas na mesma posição, ou seja, deitado. Criar um ritual de despertar ajuda a ativar todo o organismo com tranquilidade, preparando o corpo para mais um dia de rotina agitada.

"Fazer exercícios pela manhã promove a liberação de neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar, melhora o humor e ainda contribui na redução dos níveis de estresse", explica a educadora física Stephanie Iara Heidorn. Não é necessário praticar exercícios de alta intensidade para obter benefícios. Na cama é possível colocar em prática exercícios de alongamento, mobilidade, fortalecimento e meditação.

Alinhamento do corpo

Antes de começar a se exercitar, é importante retirar o travesseiro para manter o alinhamento e assim proporcionar a sensação de estar em cima de um colchonete. A realização dos exercícios deve ser de maneira lenta e progressiva, afinal, a ideia é despertar e preparar o corpo para a rotina.

Apesar do clima não ser o mais convidativo, praticar atividades físicas, é a melhor forma de aproveitar o empurrãozinho que o frio dá ao nosso metabolismo, e valer-se do aumento do gasto calórico natural para alcançar peso desejado. "Devido ao aumento da produção de calor corporal e a aceleração do metabolismo, os exercícios praticados podem surtir um efeito mais rápido, pois, dessa forma a atividade física pode aumentar ainda mais a queima de gordura", explica a nutricionista Sinara Menezes. Assim como os alimentos doces, o exercício físico também é capaz de estimular a produção de serotonina, hormônio que proporciona a sensação de satisfação e bem-estar, mas ao contrário das guloseimas pode auxiliar no emagrecimento.

  • Abrace as pernas, mantenha a cabeça apoiada na cama; sustente essa posição por 20 segundos;
  • Abrace apenas uma das pernas e estenda a outra na cama, imagine que quer alcançar algo com o pé que está apoiado; fique nesta posição por 20 segundos e troque a perna;
  • Passe um cinto ou uma faixa em um dos pés e estenda a perna para o teto, sentindo alongar a parte posterior da sua perna. Deixe a perna que está sem faixa flexionada ou estendida sobre a cama; sustente por 20 segundos e troque a perna.
  • Deite-se de lado com as pernas flexionadas, leve um dos braços para o lado abrindo os braços e fazendo uma torção de tronco; retorne para a posição inicial e repita esse movimento por cinco vezes para cada lado;
  • Leve os braços para trás, estenda as pernas e espreguice; permaneça assim por dez segundos;
  • Suba o seu tronco, abraçando as pernas e desça estendendo os braços e pernas; repita esse movimento dez vezes;
  • Apoie os pés na cama, com o joelho flexionado, suba e desça o quadril, mantendo pés, cabeça e ombros apoiados na cama; faça o movimento dez vezes;
  • Sentado na cama com os pés apoiados no chão, levante-se e sente-se novamente; faça dez repetições.

Fonte: Stephanie Iara Heidorn, educadora física