Pílulas de fé

Espiritualidade

Pílulas de fé

Ciência comprova mais uma vez que oração auxilia no enfrentamento das doenças


O ato de orar tem por objetivo ativar algo diante de um ser divino ou transcendente
O ato de orar tem por objetivo ativar algo diante de um ser divino ou transcendente - Freepik/Banco de Imagens

Não é de hoje que a ciência busca comprovar os benefícios da oração. A confirmação vem agora da renomada universidade de Duke, nos Estados Unidos. Os pesquisadores garantem que rezar ou cantar músicas religiosas influencia a capacidade orgânica de enfrentar doenças. Isso porque, durante o ato, o lobo frontal, parte do cérebro que ativa o sistema imunológico é fortalecido. Com base nos dados, eles constataram que a pessoa que tem fé vive 25% mais que os descrentes. Além disso, têm mais saúde física e mental, pressão arterial normal e um sistema de defesa orgânica muito mais forte.

A explicação é simples: o envolvimento religioso reduz o estresse psicológico, o que diminui a inflamação e a taxa de encurtamento dos telômeros- as estruturas nossas células onde fica o DNA. Isto, segundo os pesquisadores, explica por que as pessoas mais religiosas vivem em média entre sete e 14 anos a mais.

Durante cinco anos, a equipe de pesquisadores analisou 16 estudos médicos sobre o assunto. O pesquisador Harold G. Koenig, da Universidade de Duke, autor de vários livros sobre fé e cura, explicou que "os estudos têm mostrado uma oração pode impedir que as pessoas adoeçam - e quando adoecem, a oração pode acelerar o seu processo de cura."

O pesquisador Dale Matthews, da Universidade de Georgetown, em Washington, nos Estados Unidos, afirma que a crença espiritual, que poderia ser traduzida como confiança em Deus, parece contribuir para que as pessoas superem mais rapidamente as doenças ou a depressão, convivam melhor com males crônicos e sejam menos propensas ao suicídio.

O que é a oração

O ato de orar tem por objetivo ativar seja uma ligação, uma conversa, um pedido, um agradecimento, uma manifestação de reconhecimento ou um ato de louvor diante de um ser divino ou transcendente. Ela pode, de acordo com os diferentes credos religiosos, ser individual ou em grupo com palavras ou músicas. Existem diferentes formas de oração que variam de acordo com a crença de cada um. Podem de súplica ou agradecimento, adoração e louvor e da mesma forma, segundo com a crença de quem ora pode ser dirigida a um deus, espírito, a uma pessoa que já morreu ou a uma ideia com os diversos propósitos.