Espiritualidade

Como ser uma pessoa melhor

Em regra, isso significa aprimorar virtudes que são consideradas universais


Ser uma pessoa melhor significa aprimorar virtudes universais
Ser uma pessoa melhor significa aprimorar virtudes universais - Pixabay

O propósito do ser humano é evoluir e se tornar uma pessoa melhor. Entretanto, por mais que nos esforcemos, parece que somos testados e diariamente são colocadas pessoas e situações que nos tiram do foco. Ser uma pessoa melhor, parece uma busca praticamente sem fim, mas que pode ser usada para nos colocar no caminho do aprimoramento pessoal constante.

Ser uma pessoa melhor é uma meta vaga que depende essencialmente da sua visão de mundo e do contexto cultural em que você vive. "O que é se tornar uma pessoa melhor? É se tornar uma pessoa mais rica? Com mais títulos acadêmicos? Com mais recursos materiais? Isso tudo faz parte da vida, mas em tempos de transformação e de reflexão, aprender, mudar e fazer, podemos descobrir que muito mais importantes são as nossas emoções e elas não dependem de fatores externos e sim de recursos internos. Depende de nós mesmos", afirma o psiquiatra Ururahy Botosi Barroso.

Aprimoramento de virtudes universais

Em regra, no entanto, ser uma pessoa melhor significa aprimorar virtudes que são consideradas universais ao longo do tempo, do espaço e dos contextos culturais: sabedoria e conhecimento, coragem, humanidade, justiça, temperança e transcendência, além das forças de caráter- que são os caminhos para atingir essas virtudes. São aquelas habilidades que quase todos nós dizemos que gostaríamos de ter para sermos melhores seres humanos, apesar de muitas vezes deixarmos passar a oportunidade de as exercer: amor, perseverança, integridade, igualdade, perdão, humildade, bondade, esperança, gratidão, entre outras.

"Nossa razão de viver é a mudança contínua. Só existe vida enquanto existe mudança. Tornar-se uma pessoa melhor é progredir emocionalmente na sua habilidade em amar e amar-se, é aumentar o nosso índice de felicidade e de inteligência emocional. É fortalecer nossa imunidade emocional. Estamos aqui para progredir espiritualmente, que significa nos tornar pessoas melhores através das nossas emoções", diz ainda Barroso. É como você caminhar por uma estrada e lançar novas sementes que deixarão o caminho mais florido para os que passarão depois.

 

Pare de colocar a felicidade como um objetivo: Um estudo da Universidade de Denver, nos Estados Unidos, mostra que querer ter felicidade faz de você uma pessoa menos feliz. A pesquisa concluiu que quem tem a felicidade como meta, sente-se mais infeliz. E a razão é que a felicidade não é um estado permanente. A felicidade é uma emoção, e como tal, vem e vai ao longo do tempo conforme os estímulos aos quais somos submetidos. Nesse caso, vale desapegar-se da ideia de ter a felicidade como meta e agir de acordo com as virtudes que acredita. Isso o tornará uma pessoa melhor e aumentará suas chances de se sentir mais feliz;

Pare de pensar em si mesmo: Compaixão e empatia são forças dos que querem se tornar pessoas melhores. Entretanto, a maioria pensa primeiro em si, de maneira egoísta, valorizando um universo particular. Um estudo feito em parceria entre a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos e a British Columbia, no Canadá, mostrou que atos diários de bondade e altruísmo podem promover felicidade e maior satisfação de vida;

Eduque-se de forma contínua: Para se tornar uma pessoa melhor, você precisa transformar a educação em um hábito constante. Não se trata apenas de estudar na escola, na faculdade ou de fazer cursos livres, mas sim do aprendizado continuado, movido pelo desejo de aprender coisas novas. É ela que faz você aprimorar virtudes como a sabedoria, a justiça, a temperança e a coragem. Você pode aprender com pessoas que já escreveram seus livros, deram entrevistas e ensinaram seus métodos. Você pode ter acesso diário a esse tipo de conhecimento se criar um método de pesquisa e estudo que o faça aprender, mesmo que apenas um pouco a cada dia. Pare de se comparar com os outros e comparar-se apenas consigo na versão de ontem e tentar melhorar um pouco por dia;

Coma comida de verdade: Alimentar-se de maneira correta vai além de perder peso, ganhar massa ou melhorar a qualidade de sua saúde. O funcionamento do seu cérebro é diretamente impactado pela qualidade do que você ingere. Se como ser uma pessoa melhor depende de como você age cotidianamente, como mostram os estudos até aqui apresentados, a alimentação é pedra fundamental para você manter o foco nesse processo de melhoria contínua. Uma alimentação baseada em comida de verdade, com hortaliças, proteínas e gorduras de alta densidade nutricional, fará com que seu organismo funcione da melhor forma. E essa clareza de pensamento gerará uma clareza de ação que produzirá, na prática, os resultados que você busca.