O estudo envolveu mais de 700 voluntários que listaram seus três principais ideais em um parceiro romântico - características como engraçado, atraente ou curioso. Depois, relataram seu desejo romântico por uma série de pessoas que conheciam pessoalmente: algumas eram parceiras de encontros às cegas, outras eram parceiras românticas e outras eram amigas.
A constatação é que os participantes experimentavam mais desejo romântico na medida em que esses conhecidos pessoais possuíam os três principais atributos. Por exemplo, se uma pessoa listou engraçado, atraente e curioso, ela revelava mais desejo por parceiros engraçados, atraentes e curiosos. "Na superfície, isto parece promissor", disse o pesquisador Paul Eastwick. "Você diz que deseja esses três atributos e gosta das pessoas que os possuem. Mas a história não termina aí."
No início, cada participante também teve de avaliar até que ponto os tais conhecidos pessoais possuíam três atributos nomeados por outra pessoa aleatória no estudo. Por exemplo, se uma pessoa listou "pés no chão", "inteligente" e "atencioso", como os três principais atributos dela própria, a outra também experimentou um desejo maior de conhecer pessoas que eram práticas, inteligentes e atenciosas. "Então, no final, queremos parceiros com qualidades positivas, mas as qualidades que você lista especificamente não têm realmente um poder preditivo especial para você", concluiu Sparks.
Os pesquisadores consideram, com base nos resultados, que as pessoas não têm uma visão especial do que elas pessoalmente desejam em um parceiro. Paul Eastwick comparou a questão com pedir comida em um restaurante. "Por que fazemos o pedido no cardápio para nós mesmos? Porque parece óbvio que eu gostarei do que escolher. Nossas descobertas sugerem que, no domínio romântico, é melhor deixar um estranho aleatório pedir para você - você terá a mesma probabilidade de acabar gostando do que você receber."
Namoro online
As descobertas têm implicações na forma como as pessoas abordam o namoro online. As pessoas costumam passar muitas horas examinando perfis de namoro online em busca de alguém que corresponda especificamente aos seus ideais. A pesquisa de Sparks e seus colegas sugere que esse esforço pode estar perdido. "É realmente fácil passar o tempo procurando alguém online que pareça corresponder aos seus ideais", observou Sparks. "Mas nossa pesquisa sugere uma abordagem alternativa: não seja muito exigente com antecedência sobre se um parceiro corresponde aos seus ideais no papel. Ou, melhor ainda, deixe seus amigos escolherem as datas para você. "