Você já se perguntou por que as pessoas reclamam? Por que algumas geralmente expressam descontentamento, enquanto outras apenas o fazem ocasionalmente? Segundo o site Psychology Today, uma queixa é definida como uma expressão de insatisfação. O verdadeiro problema está em de que forma uma pessoa expressa sua insatisfação e com qual frequência. A maioria tem um nível específico que deve ser alcançado para reclamar. No entanto, alguns definem essa barreira mais baixa que outros.
Um dos maiores motivos para reclamar é o senso de controle dos indivíduos sobre a situação. Quanto mais impotente uma pessoa se sente, mais ela se queixa. Outros fatores podem ser a tolerância à frustração, idade, desejo de não fazer uma cena ou de "parecer bem" para os outros. Outro fator pode não ter nada a ver com a situação real. Uma mentalidade negativa tende apenas a ver eventos adversos. O ambiente também pode desempenhar um papel.
Um estudo mostra que indivíduos criados ou cercados por pessoas negativas tendem a se tornar negativas e, portanto, reclamam com mais frequência. Grande parte das reclamações que fazemos ao longo do dia, por exemplo, fazem parte de um sistema de negatividade difícil de ser quebrado. Segundo o cientista e filósofo Steve Parton, do Psych Pedia, esses hábitos negativos reestruturam o cérebro, facilitando o surgimento de novos pensamentos ruins no futuro, de forma aleatória. Inclusive, reclamar demais pode até enfraquecer o sistema imunológico, provocando o aumento da pressão arterial.
Parton alerta que conviver com pessoas negativas e que reclamam muito pode ter um efeito ruim igualmente ruim na sua saúde. Isso acontece por causa da empatia que mesmo inconscientemente nos faz compartilhar as emoções de nossos amigos, realizando sinapses semelhantes em nossos próprios cérebros.