SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | DOMINGO, 25 DE JULHO DE 2021
Comportamento

Para se inspirar

Cinco palestras no YouTube para você usar seu tempo aprendendo coisas novas

Gisele BortoletoPublicado em 14/11/2020 às 20:41Atualizado há 06/06/2021 às 17:12

Se você está com um tempinho sobrando e precisa de motivação, a internet é, certamente, um bom lugar para encontrar. São milhares de palestras motivacionais apresentadas por celebridades, empreendedores, ativistas, pessoas que viveram situações traumáticas e superaram, entre tantas outras. Encarar essas lições de vida pode te ajudar a conhecer melhor as suas fraquezas e potencialidades, o que é essencial para traçar o caminho certo para seu desenvolvimento pessoal. A revista Bem-Estar traz uma seleção de cinco palestras no YouTube que vão ensinar coisas novas porque aprender nunca é demais.

Brené Brown: O poder da vulnerabilidade

Nos últimos anos, Brené Brown, professora da Universidade de Houston, nos Estados Unidos, tem perguntado a milhares de pessoas o que é vulnerabilidade e as respostas são variadas. Há mais de 20 anos, ela estuda conexão humana - nossa habilidade de sentir empatia, pertencer e amar e sua palestra no TedTalk é uma das mais assistidas em todo o mundo. Nesta apresentação, ela compartilha uma percepção profunda de sua pesquisa, que a levou a uma busca pessoal para conhecer a si mesma e entender a humanidade. Foram as suas próprias vulnerabilidades e ansiedades que inspiraram Brene Brown a pesquisar as bases da conexão humana. Em sua apresentação, ela fala sobre sua trajetória e em aceitar e abraçar a vulnerabilidade. Segundo ela, vulnerabilidade não é fraqueza. Na verdade, é a melhor maneira de se medir a coragem. A coragem depende da sua habilidade de ser muito ou pouco vulnerável.

Clóvis de Barros Filho- A vida que vale a pena ser vivida

O professor e escritor Clovis de Barros Filho faz uma provocação: O que será que a vida tem de ter para valer a pena? Para o filósofo grego Aristóteles (384. a.C- 322 a.C): A excelência de si mesmo. Sua vida é melhor se você explorar o que tem de mais forte. Para o holandês Baruch de Espinoza (1632-1677): Alegria e potência de agir. Sua vida é melhor se você conseguir se alegrar. Para ofrancês Jean-Jacques Rousseau (1712-1778): A liberdade e fidelidade aos próprios valores. Sua vida é melhor se você decidir com inteligência, e com fidelidade. Para Jesus: A entrega e o amor. Sua vida é melhor se você se entregar aos outros, se tiver com quem comemorar, se tiver gente feliz por perto. Qual deles tinha razão? Para Barros Filho, possivelmente os quatro. "Sua vida será melhor se você explorar o que tem de mais forte, se der o melhor de si. A sua vida será melhor se você tiver com quem comemorar, gente feliz ao seu lado com quem você patrocinou a felicidade. Será melhor se você tiver potência e entusiasmo pelo faz e a sua vida será melhor se, com inteligência, você tomar decisões, respeitar princípios, garantir boa convivência e diminuir a decepção que os outros têm com você."

Esther Perel- Repensando a infidelidade ... uma palestra para quem já amou

O que leva pessoas felizes a traírem? Precisa ser assim? Por que pessoas felizes traem? Estas são algumas das perguntas que introduzem a palestra da psicoterapeuta belga Esther Perel sobre infidelidade no TED Talks. Os conceitos associados a relacionamentos mudaram ao longo do tempo. A monogamia já significou passar a vida inteira com a mesma pessoa, enquanto hoje basta ficarmos com uma pessoa por vez para sermos considerados monogâmicos. Em seus princípios, não apresentava nenhum vínculo com o amor, já que a fidelidade era vista somente como um jeito de os homens controlarem a origem dos filhos. Com o casamento transformado em um acordo romântico, a infidelidade passou a ameaçar a segurança emocional. Por que machuca? Uma das justificativas está relacionada ao ideal romântico: esperamos que nosso par preencha uma lista de necessidades. Se essa configuração funciona, nos sentimos a pessoa certa. O que a infidelidade nos diz é que não somos nada disso. Embora a maioria dos casais que vivenciam traições continuem juntos, segundo ela, são poucos os que fazem da crise uma oportunidade.

Padre Fábio de Melo - A Liturgia do Tempo (Poema) (Ao Vivo)

Nesta exposição, o Padre Fábio de Melo traz uma reflexão sobre como descobrirmos a verdadeira essência do amor. Ele faz uma contextualização com a utilidade do ser humano e como lidar. "Ter que ser útil 'pra' alguém é uma coisa muito cansativo. É interessante você saber fazer as coisas, mas acredito que a utilidade é um território muito perigoso porque, muitas vezes, a gente acha que o outro gosta da gente, mas não. Ele está interessado naquilo que a gente faz por ele. E é por isso que a velhice é esse tempo em que passa a utilidade e aí fica só o seu significado como pessoa (...). É o momento em que a gente vai ter a oportunidade de saber quem nos ama de verdade." Uma mensagem para refletir que o tempo passará para todos nós, que a idade virá e que, por mais que continuemos a nos sentir jovens de alma, o corpo e a mente ressentirão o peso dos anos. E como viveremos a nossa velhice vai depender de como vivemos toda a nossa vida antes desse momento chegar.

Steve Jobs- Você tem que encontrar o que ama

Este foi o discurso de Steve Jobs na Universidade Stanford, nos Estados Unidos. Jobs um dos fundadores e ex-CEO da Apple, além de diretor executivo da empresa de computação gráfica Pixar, fala sobre os eventos que o conduziram pela estrada de sucesso. Ele ressalta a conexão de acontecimentos aparentemente banais de sua vida a seu sucesso posterior, mostrando como tudo se conecta. "Às vezes, a vida acerta você com um tijolo na cabeça. Não perca a fé. Estou convencido de que a única coisa que me manteve firme foi o fato de eu adorar o que fazia. Você tem de encontrar o que ama", disse. "Seu trabalho vai preencher uma grande parte da sua vida, e a única maneira de ficar satisfeito é fazer o que você acredita ser um ótimo trabalho. E a única maneira de fazer um ótimo trabalho é amar o que você faz. Se você ainda não encontrou, continue procurando. Como acontece com todos os assuntos do coração, você saberá quando o encontrar."

 
Copyright © - 2021 - Grupo Diário da Região.É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Desenvolvido por
Distribuido por