Workshop fala dos vínculos entre mães e filhos após o parto

PARA MÃES

Workshop fala dos vínculos entre mães e filhos após o parto

Nathalie Gingold e Cláudia Grisi Mouraria comandam atividade em live transmitida pelo Instagram


Atividade vai apresentar técnica fotográfica 'Almografia'
Atividade vai apresentar técnica fotográfica 'Almografia' - Divulgação

Mães com bebês de até nove meses podem comemorar. A fotógrafa Nathalie Gingold e a psicanalista Cláudia Grisi Mouraria irão promover um workshop destinado a este público nesta sexta-feira, 11, às 15h30, no Instagram @palavrasparaonascer. Trata-se da atividade "Mãegrafia", que vai apresentar a técnica fotográfica "Almografia".

A ação é válida pelo projeto "Palavras para o nascer - do Parto ao Mundo", que foi vencedor do Prêmio Nelson Seixas e tem o intuito de informar e sensibilizar a sociedade sobre a importância dos vínculos criados entre mães e filhos após o parto.

Para participar do workshop, que é gratuito, é preciso fazer inscrição. O link da matrícula está na bio do Instagram do projeto. Com a inscrição feita, basta entrar no Instagram do projeto e acompanhar a live. Informações ou dúvidas podem ser envidas para o e-mail [email protected].

O "Mãegrafia", segundo as idealizadoras, consiste em uma oficina prática que envolve a fotografia, a mãe e o bebê. "Almografia é fotografar um sentimento expresso pelo olhar da pessoa, algo dito sem palavras, na busca de registrar algo que nos emociona na alma. Fazendo um jogo de palavras com a fotografia e permitindo o desenhar com a alma, desenhar com o invisível", afirma a fotógrafa Nathalie, que também é doula e artista plástica.

O objetivo, assim, é favorecer e registrar o elo entre mãe e bebê por meio da captura de um "estado de presença", usando a fotografia como meio de marcar, registrar ou desenhar essa luz afetiva. "Pelo fato do vínculo ser invisível, precisamos de representações para que ele possa se expressar ou presentificar-se", explica a psicanalista Cláudia.

Além do workshop "Mãegrafia", o projeto "Palavras para o Nascer - do Parto ao Mundo" vai lançar em novembro o site www.palavrasparaonascer com imagens de Nathalie e informações e recortes teóricos da psicanalista Cláudia.

Serviço

Workshop "Mãegrafia". Nesta sexta-feira, 11, às 15h30, no instagram @palavrasparaonascer. Inscrições abertas.