SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | SEXTA-FEIRA, 24 DE SETEMBRO DE 2021
Terapia holística

Arco-íris que equilibra

Uso das cores pode ser um aliado da saúde e das suas emoções

Gisele BortoletoPublicado em 13/06/2020 às 20:15Atualizado há 07/06/2021 às 01:22

Aroupa que você veste, a tonalidade dos móveis da sua casa, a tinta que escolhe para a parede, o tom das frutas e dos alimentos ou a paisagem natural do ambiente. As cores estão por todos os lados. Vivemos em um ambiente multicolorido. E elas têm uma função terapêutica que promovem o equilíbrio físico e emocional, mais conhecida como cromoterapia.

A cromoterapia é uma técnica que visa reequilibrar a dinâmica da energia do organismo físico e emocional e o tratamento faz parte das práticas integrativas complementares, além de constar na relação das principais terapias complementares reconhecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), desde 1976. As cores auxiliam na correção do problema.

A terapia utiliza as sete cores do espectro solar como o vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta, e cada cor atua em um chakra ou um órgão do corpo humano. "Cada cor possui uma vibração energética diferente e causa efeitos curativos e calmantes. Elas representam potenciais químicos que vibram em frequências elevadas. Para cada órgão ou sistema do corpo humano, há uma cor que estimula e outra que inibe seu funcionamento. Portanto, conhecendo bem a ação de diferentes cores, pode-se aplicar a cor correta para preservar a saúde", afirma Daniel Alan Costa, especialista em bases de medicina integrativa.

A ciência busca entender como determinada gama do raio pode ser usada de várias formas no nosso dia a dia. "Ao observá-las na forma de pigmentos, cada cor promove estímulos que podem ser benéficos em vários aspectos. Sendo assim, cada pessoa exposta a determinada cor vai agir e se comportar de acordo com ela", explica o cromoterapeuta Marcelo U. Syring, no livro "O Poder das Cores - Um guia prático de cromoterapia para mudar sua vida", (ed. Luz da Serra).

Use para sua transformação

Vermelho: Ação, motivação, estímulo, vitalidade, profundidade, intensidade, paixão, raiva, ódio, agressividade e agitação. Quando usar: Em momentos nos quais você precisa de motivação; quando a situação necessita de energia.

Laranja: Alegria, energia, criatividade, vitalidade, desejo sexual, empatia com o próximo, coragem, audácia, transmutação densa, e inconsequência. Quando usar: Em situações nas quais é preciso ter coragem para enfrentar desafios; utilize para aumentar a criatividade e a alegria.

Amarelo: Alegria, lembrança, os estudos, inteligência e espiritualidade. Quando usar: Para buscar momentos de alegria e bom humor na sua vida; para trazer inteligência emocional, foco.

Verde: Equilíbrio, cura, regulador e antiestresse. Quando usar: Sempre que precisar de equilíbrio e ser mais preciso em seu trabalho; para realizar um caminho de cura interior, em todos os âmbitos da sua vida.

Azul: Tranquilidade, harmonia, comunicação, sociabilidade, relaxamento, proteção, fé e espiritualidade. Quando usar: Sempre que precisar de paz e tranquilidade, relaxar e confiar no fluxo universal; em momentos de busca de entendimento sob um olhar mais elevado.

Violeta: A espiritualidade, a divindade, o luxo, o poder, a abnegação, a transformação, e a cura. Quando usar: Use em momentos de conexão com o universo, com o espiritual e para adentrar num processo de transmutação de pensamentos e sentimentos; para realizar uma grande transformação na sua vida.

Rosa: Estimula o amor, de maneira expansiva, traz compreensão e compaixão, auxiliando nos trabalhos de perdão e autoperdão. É excelente purificador sanguíneo e ajuda os rins também neste processo. Quando usar: É recomendada na busca de paz interior e para desenvolver o altruísmo.

Branco: É a essência de todas as outras cores e representa a pureza, a paz, o sagrado e a luz. Quando usar: Em trabalhos ou atividades de doação, cura ou caridade, ou ainda quando se busca clareza de ideias, pensamentos, conexão com o espiritual.

 
Copyright © - 2021 - Grupo Diário da Região.É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Desenvolvido por
Distribuido por