Saúde

Beber água te deixa mais feliz

Estudo mostra que intensidade aumenta na proporção do consumo


Estudo feito nos Estados Unidos mostra que beber água pode te deixar feliz
Estudo feito nos Estados Unidos mostra que beber água pode te deixar feliz - Pexels

Não é a toa que é cantada em verso e prosa e é sinônimo de purificação para muitas religiões. Está para ser inventado um líquido melhor e que seja tão importante para o corpo humano quanto a água. Também pudera: dois terços dele são compostos por líquidos, por isso a manutenção da hidratação é importante, principalmente quando nos submetemos a um trabalho extenuante ou ao exercício físico. Não dá para negar, a água é fundamental para manter o organismo vivo. Todo o processo metabólico do nosso organismo depende dela.

E seu consumo vai muito além da saúde física. A quantidade de água que uma pessoa ingere pode ser um indicativo de felicidade. Um estudo feito com 2 mil norte-americanos apontou que os adultos tinham três vezes mais chances de se sentirem "muito felizes" se relatassem beber bastante água. Além disso, 67% dos entrevistados que beberam água "mais que suficiente" avaliaram a si mesmos como "muito felizes", enquanto apenas 21% daqueles que disseram que "não bebiam água suficiente" disseram que estão "muito felizes".

Os números mostram ainda que 73% dos participantes disseram ficar visivelmente mais felizes quando sentem que beberam água "suficiente" e mais da metade (54%), se sente menos produtiva no trabalho se não estiver adequadamente hidratada.

Mas, curiosamente, os resultados mostraram um aumento constante de entrevistados "muito felizes" à medida que o número de copos de água consumidos aumentava. Por exemplo, daqueles que bebiam dois copos por dia, apenas 34% conseguiam se chamar de "muito felizes" e, daqueles que bebiam quatro copos, 45% eram "muito felizes".

Mais motivos para beber

"Dentre as principais funções da água, estão transportar nutrientes, ajudar a eliminar substâncias tóxicas, além de contribuir com o sistema cerebral, renal, respiratório e cardiovascular. Além de participar da quebra da gordura para quem está num processo de emagrecimento", explica a nutricionista Nathália Gazarra. "Beber água ajuda a restabelecer o PH do organismo e aumenta a diurese, ou seja, elimina as toxinas por meio da urina", explica o nutricionista Rafael Amaral.

Com tanta propaganda, o certo é tomar o máximo que conseguir, certo? Errado. O que pouca gente sabe e embora seja difícil de acreditar, é que o excesso também faz mal para a saúde.