Você já deve ter ouvido falar sobre os benefícios que as plantas trazem para a saúde física e mental. A ciência já se apressou para mostrar as vantagens de morar perto de áreas verdes e também de ter plantas em casa. Pode ser um jardim, uma varanda com vasos ou arranjos espalhados pelos diferentes ambientes. Os pesquisadores já mostraram também os benefícios que as plantas trazem para pacientes internados ou um simples vasinho para melhorar o clima no ambiente de trabalho.
Além de deixarem a casa mais bonita, as plantas preenchem e transformam profundamente o lugar, trazendo a sensação de vitalidade, alegria e aconchego. Mas, para escolher a ideal, é necessário considerar as condições de luz e umidade de cada ambiente. "Antes de escolher uma planta para um cantinho específico, preste atenção se bate sol direto naquele ponto e em quais horários, pois, quanto mais próximo do meio-dia, mais forte é o sol. Existem plantas que não gostam de sol direto e outras que precisam dele", explica a arquiteta Ana Paula Pimentel. A rega também varia de acordo com a espécie. Prefira plantas adequadas a sua rotina: quantas vezes você consegue regar na semana também é importante.
"As plantas são seres vivos, e por isso, além de embelezarem o ambiente, têm a capacidade de purificar o ar e melhorar o clima da casa, por isso, são elementos muito interessantes dentro do ambiente, pois se desenvolvem organicamente", diz ainda Ana Paula. Elas podem estar presentes em qualquer parte: sala, quartos, cozinha e banheiro, o ambiente da casa que mais precisa de purificação.