Não há como negar que 2020 foi um ano difícil para a maioria das empresas que tiveram de se adaptar às mudanças em meio a uma crise sanitária e econômica global. A transição repentina para maneiras de trabalhar que não eram tão comuns assim antes - como o home office - exigiu horas de ajustes e treinamentos por parte dos profissionais. O que ficou evidente foi a necessidade de as empresas adequarem o treinamento de suas equipes.
"Falar de um ano desafiador, incerto e de muitas mudanças, com certeza, é falar de 2020. Foram meses que colocaram à prova governos, empresas e pessoas. Todos tiveram que vivenciar, de fato, a palavra disrupção", afirma David Braga, headhunter de uma empresa de seleção de executivos e autor do livro "Contratado ou Demitido - Só depende de você". E continua: "Foi necessário revisar planos pessoais, planejamentos corporativos, sonhos, promoções na carreira, casamentos e até mesmo lançamento de produtos ou unidades de negócios.
Nas empresas, transformações positivas também surgiram, com destaque para as mudanças na cultura organizacional, o que, por sua vez, ampliou as exigências em relação às competências e habilidades de lideranças e liderados", explica Braga. Sendo assim, este é um bom momento para que os profissionais repensem - se ainda não o fizeram - o caminho em que estão e de que maneira eles os conduzirão para onde desejam.
Mas como será 2021? Um relatório lançado pela Udemy - plataforma de educação online- chamado "The 2021 Workplace Learning Trends" indica que é necessário preparar profissionais de RH com o objetivo de antecipar as habilidades necessárias para o futuro do trabalho. O estudo foi feito com base no comportamento dos funcionários de milhares de negócios na sua plataforma, a Udemy for Business, e numa pesquisa com mais de 500 profissionais ao redor do mundo. O resultado são seis tendências de aprendizado corporativo para o próximo ano.