Há regras, sim

Carreira

Há regras, sim

É preciso se comportar e seguir um código antes de fechar negócios online


Forma de eventos mudou, mas comportamento deve ser o mesmo
Forma de eventos mudou, mas comportamento deve ser o mesmo - Freepik/Banco de Imagens

A cadeia corporativa, um dos setores afetados com o isolamento social, teve ser readequada rapidamente e implantar um formato que fosse adequado necessidades e migrou rapidamente para o formato digital online. "O que por outro lado nos aproximou de novos públicos de diferentes locais de forma simultânea, abrindo oportunidades em outros setores e ampliando horizontes, uma das questões mais importantes é como devemos nos comportar nestes eventos online", questiona Conceiyção Montserrat, ceo de uma consultoria especializada em gestão e desenvolvimento de negócios.

"Mesmo que no dia você não tenha reuniões virtuais, é importante se arrumar. Isso influencia na autoestima que também reflete no trabalho que está sendo realizado", explica a consultora de moda Alessandra Leão.

"Houve aumento na utilização de ferramentas de videoconferência por pessoas que, mesmo com a distância física, querem se comunicar e manter um contato humano. Estas também estão sendo muito usadas por empresas, para que seus colaboradores continuem suas atividades habituais, e por instituições de ensino para que seus alunos continuem aprendendo", explica Maria Carolina Avis, professora do curso de marketing digital.

Muitas companhias que antes não acreditavam no trabalho em regime de teletrabalho, agora se obrigam a adotar essa opção. Mais importante que as ferramentas que estamos recorrendo durante os tempos de crise é a cibercultura, que estará avançada após a pandemia. Como tudo na vida, tudo tem um lado bom", afirma Maria Carolina. Segundo ela, a utilização de soluções tecnológicas em período de crise pode mudar o comportamento e a cultura organizacional. "Lembre-se que a postura deve ser a mesma, o que mudou foi a forma de participação nestes eventos", diz ainda Conceyção.

Se você é o organizador

  • Tenha uma plataforma personalizada para atender os interesses da empresa e o evento planejado de maneira que seus clientes e convidados possam ter muitas informações. Uma delas é a informação resumida dos participantes por setor, criando janelas de assuntos; desta forma você favorece o networking entre eles;
  • Tudo deve ser muito organizado, de fácil acesso e as informações devem ser claras e objetivas. Tenha uma sala privada para que os interessados possam agendar para conversar em particular sobre algum assunto de interesse e abrir possibilidades de fechar negócios entre eles;
  • Os participantes devem se sentir recepcionados com atenção pela empresa organizadora. O ideal é a empresa enviar para cada participante o convite impresso, assim como o crachá de participação e outros brindes que os patrocinadores queiram oferecer. Isto mostra que a empresa se preocupa com cada um e que eles terão a mesma satisfação , como se tivessem participado presencialmente do evento;

Se você é o participante

  • Arrume-se como se estivesse presente no evento. Se for homem, esteja barbeado e bem vestido. As mulheres podem usar maquiagem, um bom penteado, acessórios e tudo que pede um traje social;
  • Tenha o cuidado de ficar em local silencioso. Posicione-se em local neutro, sem muita decoração, pois o foco é o palestrante ou o executivo;
  • Se utilizar a câmera de seu celular para participar do evento, tenha o cuidado de deixar o aparelho fixo, com bom enquadramento e uma iluminação externa que favoreça sua imagem. Em caso de inteiração com o palestrante é importante que ele veja você com clareza. Cuide para que o microfone tenha uma boa qualidade de som;
  • Informe-se sobre os participantes presentes no evento, sejam os executivos, empresas ou profissionais. Isto vai ajudar na formulação de suas perguntas durante o evento;
  • Seja claro e objetivo. Fale com clareza, pois é importante que outras pessoas também participem. O questionamento deles enriquecerá o evento;
  • Você está sendo visto por outras pessoas. Não fique se movimentando muito, nem levantando-se a todo momento. Fique tranquilo e olhe com atenção para as pessoas;
  • Planeje o que deseja, troque contatos com os participantes mantenha o interesse dos seus contatos em sua empresa ou negócios falando pontualmente de suas qualidades e objetivos no evento. Mas tenha cuidado para não interromper a atenção da outra pessoa;
  • Quando for para uma sala privada para conversar, fique atento à comunicação não verbal. Pequenos gestos nos mostram se as outras pessoas estão interessadas ou não em seus negócios ou na sua conversa. Um olhar contínuo para a tela do celular, mostrar-se inquieto, a fala muito rápida e sem conteúdo, são alguns sinais da falta de interesse.

Fonte: Conceyção Montserrat