São poucas as coisas tão gostosas e relaxantes quanto ouvir uma piada engraçada ou de sentar com os amigos e rir durante horas com as lembranças de histórias antigas. Não há mistério nisso: quando rimos nos sentimos automaticamente melhores, mais leves, menos pressionados. A ciência já comprovou que, além de ser divertido, o riso também pode trazer benefícios para a saúde. O bom humor e o riso colaboram para o melhor funcionamento do corpo e da mente e, é claro, do mundo corporativo.
Um estudo da Robert Half descobriu que 91% dos executivos acreditam que humor é importante para o avanço na carreira, assim como 84% acreditam que, em nível organizacional, as empresas estão aderindo ao que elas próprias chamam de "a vantagem do humor". O riso estreita relações sociais. Os pesquisadores Erin A. Heerey e Helen M. Crossley concluíram, num estudo publicado na Inglaterra, que sorrir de forma espontânea gera empatia e otimismo em nós mesmos e em quem nos cerca. Esses bons sentimentos facilitam as relações de amizade e confiança em qualquer lugar, inclusive nos ambientes corporativos, afinal, a maior parte do tempo é gasta no trabalho e o bom humor não poderia ficar de fora disso. "O convívio amistoso e a diminuição do estresse na rotina dos profissionais podem ser incentivados por meio do riso, que além de fazer bem para a saúde, também 'quebra' o gelo de qualquer ambiente", afirma Paulo Aziz Nader, consultor em desenvolvimento organizacional.
Pesquisadores da Universidade de Loma Linda, nos Estados Unidos, mostrou que rir também reduz o estresse. Rir reduz os níveis de cortisol e adrenalina, os chamados hormônios que provocam o estresse, além de liberar endorfina, é o hormônio associado ao relaxamento e ao prazer.