SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | SEXTA-FEIRA, 24 DE SETEMBRO DE 2021
Carreira

Empresa mais feliz

Rir pode transformar o ambiente e as relações no mundo corporativo

Gisele BortoletoPublicado em 13/06/2020 às 20:55Atualizado há 07/06/2021 às 01:21

São poucas as coisas tão gostosas e relaxantes quanto ouvir uma piada engraçada ou de sentar com os amigos e rir durante horas com as lembranças de histórias antigas. Não há mistério nisso: quando rimos nos sentimos automaticamente melhores, mais leves, menos pressionados. A ciência já comprovou que, além de ser divertido, o riso também pode trazer benefícios para a saúde. O bom humor e o riso colaboram para o melhor funcionamento do corpo e da mente e, é claro, do mundo corporativo.

Um estudo da Robert Half descobriu que 91% dos executivos acreditam que humor é importante para o avanço na carreira, assim como 84% acreditam que, em nível organizacional, as empresas estão aderindo ao que elas próprias chamam de "a vantagem do humor". O riso estreita relações sociais. Os pesquisadores Erin A. Heerey e Helen M. Crossley concluíram, num estudo publicado na Inglaterra, que sorrir de forma espontânea gera empatia e otimismo em nós mesmos e em quem nos cerca. Esses bons sentimentos facilitam as relações de amizade e confiança em qualquer lugar, inclusive nos ambientes corporativos, afinal, a maior parte do tempo é gasta no trabalho e o bom humor não poderia ficar de fora disso. "O convívio amistoso e a diminuição do estresse na rotina dos profissionais podem ser incentivados por meio do riso, que além de fazer bem para a saúde, também 'quebra' o gelo de qualquer ambiente", afirma Paulo Aziz Nader, consultor em desenvolvimento organizacional.

Pesquisadores da Universidade de Loma Linda, nos Estados Unidos, mostrou que rir também reduz o estresse. Rir reduz os níveis de cortisol e adrenalina, os chamados hormônios que provocam o estresse, além de liberar endorfina, é o hormônio associado ao relaxamento e ao prazer.

Use o riso a seu favor

Para dar feedbacks: Usar o bom humor para se fazer entender nas entrelinhas ou para dar algum feedback sutil pode ser muito efetivo. Quando bem utilizada, uma pitada de humor pode garantir que você se faça entender e, em troca, recebendo menor resistência da pessoa que está obtendo o seu feedback negativo. Em ambientes coletivos, essa pode também ser uma ferramenta para evitar que a pessoa que está recebendo a mensagem se sinta mal;

Para evitar o burnout: Ninguém está livre do estresse e das pressões do mundo corporativo. E, apesar de cada um viver essas questões de maneira distinta, o riso pode ajudar a todos. Rir alivia a tensão, relaxa os músculos e estimula a produção de hormônios que combatem o estresse, de acordo com um estudo realizado na Universidade de Loma Linda, na Califórnia, além de colaborar para o bem-estar;

Para fugir do isolamento: O isolamento no trabalho não apenas gera insatisfação pessoal, mas pode ser um mau sinal, afinal, trabalhar em equipe é uma virtude esperada pelas organizações. O riso normalmente é compartilhado e ajuda a criar laços mais sólidos com quem ri com você;

Para pensar "fora da caixa": O humor está diretamente ligado à criatividade. A boa notícia é que isso pode ser treinado. Fazer piadas ou rir de situações diversas desenvolve associações diferentes na sua mente. Isso fará você ver as coisas por outras perspectivas, o que lhe permitirá tomar melhores decisões no futuro.

Fonte: Paulo Aziz Nader

 
Copyright © - 2021 - Grupo Diário da Região.É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Desenvolvido por
Distribuido por