Chocólatra que é chocólatra não dispensa uma barrinha de chocolate muito menos uma trufa. E se as duas estão juntas, é difícil não se apaixonar à primeira mordida. Barras de chocolate recheadas estão conquistando o paladar dos rio-pretenses amantes de doces. É uma verdadeira alquimia de sabores, que começa com a casquinha durinha do chocolate e termina com o recheio espalhando pela boca.
Em cafés e docerias de Rio Preto, as barras de chocolate recheadas ganham um preparo praticamente artesanal. E a combinação inspira outras variações, como uma bola de Natal de chocolate, que pode ser usada para enfeitar a árvore antes de ser saboreada.
No Ow Café e Gastronomia, inaugurado em Rio Preto no mês de março, o gastrônomo Leonardo de Carvalho Reis promove uma espécie de experiência sensorial por meio do chocolate. É um convite para saborear um doce sem pressa, acompanhado de uma xícara de café especial e embalado por histórias repletas de curiosidades sobre o preparo de cada iguaria.
"Seja no contato direto com os clientes ou nas redes sociais, gosto de mostrar os processos de criação de cada item do meu cardápio. Desta forma, o ato de comer acaba se transformando em uma experiência que agrega cultura e sensações", comenta Reis, que atua no ramo da gastronomia há dez anos.
No preparo das barras de chocolate recheadas do Ow, o gastrônomo cria um blend (uma mistura personalizada) a partir do chocolate belga Callebaut. O mesmo chocolate serve de base também para o recheio, que é combinado com delícias como geleia de framboesa, doce de leite e brigadeiro de café. Aliás, o café é uma das grandes paixões de Reis, e, combinado com o chocolate, o sabor é irresistível.
No processo de temperagem do chocolate, também são adicionados ingredientes típicos da culinária brasileira, como o cumaru, iguaria da cozinha nortista. "Há uma diversidade de sabores presente em cada barra de chocolate. E esses sabores não são homogêneos, variando a cada quadradinho saboreado, o que desperta diferentes sensações ao paladar", sinaliza.
Da árvore para a boca
No Bendita Gourmet, também em Rio Preto, o encontro da barra de chocolate com a trufa deu origem a uma bola de árvore de Natal comestível. Isso mesmo, ela funciona como enfeite e ainda pode ser saboreada. "É o terceiro ano que fazemos as bolas de chocolate. Elas são embaladas em uma forma de acetato redonda, permitindo que sejam colocadas como enfeite na árvore de Natal. É uma opção bacana de lembrança para dar de presente", comenta Jaqueline de Morais, que comanda o Bendita ao lado da sócia Catierine Werle.
O chocolate belga também é a estrela das bolas de Natal do Bendita Gourmet. E a iguaria já desperta o olhar antes da primeira mordida, pois a superfície da bola de chocolate é decorada com delicados desenhos coloridos.
Segundo Jaqueline, esse processo de transferência de um desenho para o chocolate é conhecido como blister, feito por meio de formas especiais com pequenas cavidades que permitem decorar a superfície do doce com manteiga de cacau colorida. Ao primeiro olhar, até parece que as bolas foram feitas em uma impressora 3D.
Há duas opções de recheios, uma com chocolate meio amargo, damasco e nozes caramelizadas e outra com chocolate belga e bolacha recheada. "O recheio tem uma textura de fudge, ou seja, é mais firme que um brigadeiro e não tão dura como uma barrinha de chocolate", explica.