Diário da Região
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Variedades
  • Economia
  • Contato
  • Política
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos os resultados
Diário da Região
Sem resultados
Ver todos os resultados

Qual é a idade mínima para deixar uma criança sozinha em casa? Abaixo disso pode gerar 3 anos de cadeia

Por Fagner Gregório
06/12/2025
Créditos: Shutterstock

Créditos: Shutterstock

A dúvida sobre a idade mínima para deixar uma criança sozinha em casa é recorrente entre pais, especialmente aqueles que não contam com rede de apoio. No Brasil, essa questão envolve diretamente o que a legislação define como criança, incapaz e parcialmente capaz. Essas classificações determinam quem pode ou não permanecer desacompanhado.

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), até os 12 anos a pessoa é considerada criança e totalmente incapaz. Entre 12 e 16 anos é adolescente, mas ainda sem autonomia plena. Já o Código Civil estabelece que, dos 16 aos 18 anos, o indivíduo é parcialmente capaz, podendo exercer algumas atividades sem acompanhamento.

O que diz a lei sobre deixar menores sozinhos

Com base nessas definições, deixar crianças ou pessoas incapazes sem supervisão configura crime de abandono de incapaz. O artigo 133 do Código Penal prevê pena de detenção de seis meses a três anos para quem deixa alguém sob sua responsabilidade exposto a riscos. Caso o abandono resulte em lesão grave, a pena aumenta para reclusão de um a cinco anos; se resultar em morte, pode chegar a quatro a doze anos.

Na prática, isso significa que deixar uma criança sozinha para trabalhar ou mesmo por poucos minutos pode levar a responsabilização criminal. A lei considera que crianças não possuem condições de lidar com situações de risco, como incêndios, quedas ou acidentes domésticos.

A partir dos 16 anos, o adolescente pode ficar sozinho em casa, pois deixa de ser totalmente incapaz. No entanto, ele não pode assumir o cuidado de irmãos menores, já que crianças devem estar sempre sob supervisão de adultos. Além disso, os pais continuam responsáveis pelos atos do adolescente.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Fagner Gregório

Fagner Gregório

Jornalista graduado pela SATC (Santa Catarina), atua na produção de conteúdo jornalístico para web. Tem experiência em redação de portais (4oito) e jornais, além de assessoria de comunicação.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

Créditos: Instagram/Gabriel Jesus

Gabriel Jesus confirma sobre volta ao Palmeiras

05/04/2026
cidade mais sustentável do Brasil

Quinta cidade mais sustentável do Brasil é apontada como a melhor para se viver depois dos 60 anos

05/04/2026
Créditos: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Enquanto Renato Gaúcho recebe R$ 1,7 milhão no Vasco, Artur Jorge ganha ainda mais no Cruzeiro

05/04/2026
Créditos: Cesar Greco/Palmeiras

Palmeiras recusou proposta de R$ 150 milhões por “Novo Endrick”

05/04/2026
Créditos: Wikimedia Commons

“Cidade das Garças” tem o menor custo de vida do Brasil no interior de São Paulo

05/04/2026
  • Contato
  • Política de Privacidade

Diário da Região - Variedades

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Variedades
  • Economia
  • Contato
  • Política
  • Política de Privacidade

Diário da Região - Variedades