Diário da Região
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Variedades
  • Economia
  • Contato
  • Política
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos os resultados
Diário da Região
Sem resultados
Ver todos os resultados

Governo decidiu proibir a criação de galinhas ao ar livre devido a doença na Estônia

Por Vitor Gonçalves
10/02/2026
Galinha

Créditos: Unplash/Ben Moreland

Por conta de doença, o governo da Estônia implementou uma lei que proíbe a criação de aves ao ar livre em todo o país. A iniciativa partiu da Agência de Agricultura e Alimentação (PTA), atendendo a recomendação da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA).

De acordo com a EFSA, trata-se de uma medida preventiva no combate contra a gripe aviária. Restringir a criação de aves, como a galinha, ao ar livre é a maneira mais eficaz de prevenir a disseminação da doença, assim impedindo que ela se alastre.

Créditos: Unplash/Ben Moreland

Chefe do Departamento de Saúde e Bem-Estar Animal da Associação Agrícola da Estônia, Olev Kalda afirmou que restrições adicionais estão sendo implementadas visando reduzir ainda mais o risco de disseminação. Há uma preocupação em relação à propagação do vírus durante a temporada de migração.

“O risco de infecção aumenta ainda mais, por exemplo, quando as aves aquáticas portadoras do vírus começam a migrar do sul e do centro da Europa para os locais de nidificação no norte. Portanto, é importante manter as aves domésticas em instalações fechadas para as proteger. A Bélgica, a Irlanda e a Itália também estão a proibir a criação de aves domésticas ao ar livre. A Finlândia impôs uma proibição com efeitos a partir de 8 de fevereiro de 2026″, explicou Kalda.

Confira as proibições da PTA:

  • Manter aves domésticas e outras aves criadas em condições artificiais ao ar livre no território da Estônia;
  • Patos e gansos, excepcionalmente, podem ser criados ao ar livre, desde que mantidos separados de outras aves;
  • Criar aves soltas não devem ter contato com outras aves;
  • Introduzir aves selvagens em áreas onde se criam aves domésticas.
Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Vitor Gonçalves

Vitor Gonçalves

Jornalista graduado pela Universidade Paulista, é apaixonado por futebol e por palavras. Atuou por anos como redator em sites voltados ao futebol, como Portal do Colorado e Portal do Palmeirense. Tem conhecimentos de SEO e marketing.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

Créditos: Reprodução/ SBT

Revelado quanto Boris Casoy recebia como jornalista no SBT

03/04/2026
Créditos: Shutterstock

Inteligência Artificial escolhe qual a melhor praia do Brasil

03/04/2026
Créditos: Freepik

Marca de carro mais vendida em 2025 vendeu 11,3 milhões de unidades

03/04/2026
Créditos: Shutterstock

Jovem revolucionou a construção civil ao criar o cimento magnético

03/04/2026
Créditos: Freepik/Rawpixel.com

Refrigerante fica no passado com a chegada de nova bebida saborosa para as refeições

03/04/2026
  • Contato
  • Política de Privacidade

Diário da Região - Variedades

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Variedades
  • Economia
  • Contato
  • Política
  • Política de Privacidade

Diário da Região - Variedades