SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | QUINTA-FEIRA, 07 DE JULHO DE 2022
Rio Preto em Foco

Folha Artística - Rio Preto ilustrada

Publicada em 1935, a revista é rara e poucos sabem de sua existência. Mas os exemplares que recebemos traz fotos históricas de Rio Preto - como a chegada do primeiro avião da Vasp na cidade - e da região

Bruno Ferro
Publicado em 16/08/2020 às 00:30Atualizado em 06/06/2021 às 22:05
Propaganda na revista Folha Artística

Propaganda na revista Folha Artística

O Arquivo Público Municipal detém um grande acervo fotográfico, jornalístico e documental da cidade. Mas poderíamos ter muito mais. Como já noticiamos, foi imprescindível o empenho daqueles que fundaram o Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico (Comdephact) de São José do Rio Preto, em 9 de julho de 1979, através do Decreto Municipal 2.191, assinado pelo prefeito Adail Vettorazzo.

Eles mobilizaram várias famílias da cidade a doar seus arquivos para o órgão. Mas falta muito. Por exemplo, os originais das 1.054 fotos tiradas pelo Photo Demonte para o "Álbum Illustrado da Comarca - 1927 - 1929" nunca foram vistos. E também as fotos que foram publicadas nas inúmeras revistas que foram lançadas na cidade, entre 1920 e 1970, como o "Album 'El' Italiani Dell' Araraquarense", de 1925; a "Revista Riopretana", publicada entre 1939 e 1942; o "Álbum da Casa de Cultura - 1947"; a "Revista do Centenário - 1852 - 1952"; a "Rio Preto em Revista", publicada entre 1957 e 1964 e a "Revista Pop's", em 1967, entre outras. São fotos lindíssimas e exclusivas e jamais tiveram novas reproduções.

Nestes dias, recebi mais um presente histórico: a revista "Folha Artística - Revista Illustrada de Rio Preto", que foi publicada em 1935. Eu nunca tinha visto. Nem historiadores e o Arquivo Público têm. Mas eu só tenho as revistas de números 3, publicada em março, e a de número 6, publicada em outubro. O expediente diz que o director-proprietário era o senhor Edison F. Do Sacramento, que a sede ficava na rua General Glycerio, 1.510, que a tiragem da revista era de 1.500 exemplares e que a circulação, bimestral, era distribuída nas zonas: Araraquarense, Paulista e São Paulo-Goyaz.

Muitas propagandas de empresas da região, crônicas, trechos literários e até orações. Da cidade, fotos do Conservatório Musical de Rio Preto, da chegada do primeiro avião da Vasp na cidade, da Drogaria Orion, na Praça Rui Barbosa, da Casa Tambury, na rua Bernardino, e da Padaria Hespanhola, na rua Independência 569, no Centro da cidade. Da região fotos do centro de Ignácio Uchôa (hoje Uchoa), de residências e do Cine Theatro São João de Monte Aprazível, da Machina Poloni, de Villa Poloni, do Tennis Club de Cedral e do Mercado Municipal de José Bonifácio, entre outras. Nenhuma identificação dos fotógrafos.

Será que foi o Photo Demonte também? Será? Nesta época eles e o alemão Otto Wierman eram os mais gabaritados de toda a região. Fico imaginando o furor que estas revistas fizeram na época, já que os jornais quase não publicavam fotos em suas páginas e os cine jornais também só surgiriam na década seguinte. Alguém tem alguma guardada em casa?

Padaria Hespanhola, na rua Independência

Igreja Matriz de Rio Preto, em 1935

Ignácio Uchôa, hoje Uchoa - vista parcial em 1935

Machina de Arroz, de Poloni

Mercado Municipal de José Bonifácio

Drogaria Orion

Cine Theatro São João de Monte Aprazível, em 1935 (Fotos: Reprodução)

Chegada do Avião da Vasp

Casa Tambury

Propaganda na revista Folha Artística

Capa da terceira edição da revista

Capa da Folha Artística, edição de número 6

 
Grupo Diário da Região.© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por