SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | QUINTA-FEIRA, 07 DE JULHO DE 2022
Rio Preto em Foco

O 'CINEASTA' DR. BARBATO

Liza Mirella
Publicado em 08/08/2020 às 16:40Atualizado em 06/06/2021 às 22:21
Dr. Orlando de Arruda Barbato foi médico, atuou na política e fez registros importantes da história da cidade

Dr. Orlando de Arruda Barbato foi médico, atuou na política e fez registros importantes da história da cidade

Formado pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro, em 1940, Orlando de Arruda Barbato foi um médico muito conceituado em Rio Preto. Foi também Diretor do Instituto Adolfo Lutz, de 1968 a 1979, inspetor de Saúde Pública, de 1963 a 1968; chefe de Clínica da Santa Casa, de 1944 a 1967. Como professor atuou no Colégio Universitário da Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro, de 1938 a 1942, no Colégio Estadual, de 1944 a 1949 e no Colégio São Luiz, de 1959 a 1961, ambos de Rio Preto.

Na política, elegeu-se vereador de 1952 a 1955, de 1956 a 1959 e de 1960 a 1963 e presidente da Câmara em 1960, conforme descreve o Dicionário Rio-pretense, de Lélé Arantes. E ainda teve tempo para se dedicar à histórica loja maçônica Cosmos, sendo orador, segundo vigilante, Venerável mestre e até deputado da Loja Cosmos à Assembleia Legislativa do Grande Oriente Paulista.

Mas o que muitos não sabem é que Dr. Barbato foi um dos precursores em filmagens na cidade. Ele comprou, em 1957, uma câmera de 16 milímetros para registrar as competições de natação do seu filho pelo interior. Mas ele não sabia manuseá-la e aproveitou a passagem do documentarista paulistano Primo Carbonari pela cidade, acompanhando a visita do governador Jânio Quadros, para aprender. E como aprendeu! Barbato saiu pelas ruas de Rio Preto no sábado pela manhã registrando imagens incríveis pelo centro da cidade. Primeiro filmou a nova praça Dom José Marcondes, recém reinaugurada pelo prefeito Alberto Andaló, com o ponto do ônibus, a Igreja Matriz, os taxistas e transeuntes.

Depois, subiu pela rua Bernardino de Campos, mostrando as lojas do comércio e o colégio Cardeal Leme. À tarde, foi no clube de campo do Automóvel Clube (com a sede construindo) e filmou a canalização do córrego Canela e jogos de tênis. À noite, foi na sede da cidade, na rua Voluntários de São Paulo, esquina da rua Silva Jardim e flagrou o governador Jânio Quadros dançando com as moçoilas, no baile oferecido pelo clube.

Tempos depois filmou várias viagens dos nadadores de Rio Preto em competições pelo estado, como em Santos e no Clube Pinheiros, de São Paulo, entre tantas. Um precursor.

É bom lembrar que a Cometa Filmes só iniciou suas atividades no final do ano de 1957, tendo como cinegrafistas os craques Alcides Inocente e Nelson Alves de Mattos, o "Betty". As filmagens em película Super 8 só chegariam na cidade no final da década de 1960, possibilitando amadores registrarem imagens. A cidade esperou mais de 50 anos para ver estas imagens. Tive o privilégio de digitaliza-las há alguns anos. Obrigado doutor.

(Fotos: reprodução)

Cenas registradas por Dr. Barbato em Rio Preto: Baile no Automóvel Clube; partidas de tênis; população passeando pelo centro da cidade (Reprodução)

 
Grupo Diário da Região.© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por