O Banco Central (BC) autorizou nesta semana o pagamento e a transferência de dinheiro entre usuários do WhatsApp pelo Facebook Pay. Após análise do BC, as bandeiras Visa e Mastercard foram as únicas que conseguiram a licença para prestar esse serviço via Facebook Pay, que será a "instituição de pagamentos". O BC ainda analisa o recurso de compra de produtos pela carteira digital. Esses serviços tinham sido suspensos pelo Banco Central em junho do ano passado e, desde então, estavam em análise no Brasil.
Com a autorização, pagamentos abertos de transferência, depósito e pré-pago domésticos poderão ser feitos entre os usuários do WhatsApp, mas as bandeiras autorizadas serão responsáveis por todo o processo. Na nota de autorização do BC ainda não ficou detalhado como o sistema de pagamento vai funcionar, mas, por enquanto, a carteira digital não será usada para guardar o dinheiro dos usuários. Será necessário cadastrar um cartão de débito ou crédito no mensageiro e, com ele, realizar os pagamentos e transferências.
Uma outra forma de pagamento, feita pelo Facebook Pay, seria a compra, como, por exemplo, de jogos, que ainda não foi autorizada pelo Banco Central. "As autorizações de hoje não incluem os pleitos da Visa e da Mastercard para funcionamento dos arranjos de compra vinculados ao Programa Facebook Pay, que seguem em análise no BC", afirma o banco em nota.
Ao final da nota, o Banco avaliou como positiva essa medida. "O BC acredita que as autorizações concedidas poderão abrir novas perspectivas de redução de custos para os usuários de serviços de pagamentos". A instituição também não comentou sobre a possibilidade de esse serviço ser integrado ao PIX.
O Facebook Pay está disponível atualmente no Brasil, mas o pagamento por aplicativos, como WhatsApp, ainda está nos preparativos finais. Em nota enviada à imprensa, o WhatsApp disse que recebe com satisfação a aprovação do BC. "Agora, mais do que nunca, pagamentos digitais seguros e convenientes oferecem uma solução vital para transferir dinheiro rapidamente para pessoas que necessitam e auxiliar empresas em sua recuperação econômica. Compartilharemos mais informações assim que a função de pagamentos estiver disponível no WhatsApp".
Além do aplicativo de mensagens instantâneas, a carteira digital também está vinculada a outros dois apps: Menssenger e Instagram. A função de pagamento, no entanto, ainda não está disponível em nenhum dos dois aos países América Latina.
Para verificar se o serviço já está disponível, o usuário deve acessar o Facebook, em "Configurações", e tocar em "Facebook Pay". Depois, deve adicionar a forma de pagamento preferida, seja ela cartão de crédito ou de débito. Para garantir maior segurança, o usuário pode criar um PIN ou usar a biometria do seu dispositivo para fazer pagamentos nos locais em que o Facebook Pay esteja disponível.
Lançado no Brasil no dia 15 de junho de 2020, o serviço foi suspenso pelo BC no dia 24 do mesmo mês. Na época, a instituição entendeu que se tratava de uma concorrência desleal diante de outras empresas de pagamentos.