SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | DOMINGO, 05 DE DEZEMBRO DE 2021
DIÁRIO TEC

Rio Preto terá nova plataforma de monitoramento do transporte

Serviço, que atualmente é feito de forma manual, passará a ser digital nos próximos 15 dias. Ferramenta tem o objetivo de melhorar o transporte público

Luna Kfouri
Publicado em 26/11/2020 às 00:14Atualizado em 06/06/2021 às 16:42
Serviço, que atualmente é feito de forma manual, passará a ser digital nos próximos 15 dias. Ferramenta tem o objetivo de melhorar o transporte público (Freepik/Banco de imagens)

Serviço, que atualmente é feito de forma manual, passará a ser digital nos próximos 15 dias. Ferramenta tem o objetivo de melhorar o transporte público (Freepik/Banco de imagens)

Ônibus lotado de passageiros e atrasos constantes para chegar ao ponto são as principais preocupações de quem utiliza o transporte público. Essa realidade em Rio Preto pode mudar com a ajuda da tecnologia.

Atualmente, o monitoramento do transporte é feito manualmente pelos próprios funcionários da ouvidoria da Secretaria Municipal de Trânsito. A partir da primeira quinzena de dezembro, ele será integrado à ferramenta Trancity para gestão das frotas de ônibus da cidade. A plataforma gratuita já está sendo usada em 27 capitais do País.

Roberto Speicys, CEO da Scipopulis - uma empresa da Green4T, companhia brasileira de tecnologia e infraestrutura digital - explica que os ônibus possuem sistema de rastreamento, que informam a posição atual do veículo. No painel é possível saber onde o ônibus está, calcular a velocidade, a quantidade que circula na rua e calcular também o tempo entre o ponto inicial e o ponto final de cada linha, a cada hora do dia. Ele conta que a empresa foi criada em 2014 com o propósito de usar a tecnologia para melhorar a qualidade do transporte público para o cidadão e percebeu que era preciso mudar a forma de operar e gerenciar as linhas.

"Percebemos que dava para trazer mais tecnologia, que ajudasse gestor e técnicos a terem mais detalhes das operações para conseguir realizar mudanças e até verificar os impactos do sistema na prática", explica.

Em Rio Preto, Fernando Baptista Coelho, coordenador de transportes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, afirma que a gestão do transporte coletivo municipal já conta com sistema de GPS (localização em tempo real de cada veículo da frota), sistema de Câmeras (câmeras embarcadas dentro e fora dos ônibus) e sistema de bilhetagem eletrônica (ocupação dos ônibus). Mas, segundo ele, esses sistemas estão em plataformas individuais. Isso significa que o trabalho para cruzar todos os dados é feito de forma manual. Com a nova tecnologia, será possível integrar todas as informações em uma única plataforma. "Essa tecnologia permite usar dados gerados pelo próprio sistema de transporte em favor da população, conduzindo mudanças efetivas no atendimento. Essa ferramenta ajudará a Prefeitura a monitorar a circulação dos ônibus na nossa cidade gerando dados sobre a quantidade de ônibus, ocupação desses, entre outras informações", diz.

Ainda não há uma data específica para o início do uso dessa ferramenta. A plataforma ainda está sendo "alimentada" com as informações do Trânsito de Rio Preto. A expectativa é que em 15 dias ela possa começar a ser usada pelos funcionários da Ouvidoria.

Roberto ressalta que, com essa tecnologia, será possível identificar gargalos na rede, problemas de operação, e a partir desses dados gerar alertas e relatórios que ajudem gestores na tomada de decisão. "(Será possível ver) o que acontece se mudar o tempo semafórico, se deixar o semáforo um pouco mais aberto no sentindo do que outro, como que afeta a velocidade, como era a velocidade antes, como foi depois", finaliza.

Trending

Removidos

A decisão foi tomada, segundo a empresa, para evitar que, conteúdos que violavam as políticas do site a respeito da interferência eleitoral, circulassem pelo site, como horários errados da abertura das urnas. Conteúdos impulsionados que foram rotulados como propaganda eleitoral ou pagos por uma foram rejeitados pela empresa, e desde agosto quem quiser fazer publicidade sobre política precisa passar por um processo de autorização, aqui no Brasil.

Assinatura mensal

A empresa responsável pelo jogo Fortinite lançou o plano de assinatura mensal do game: Clube Fortinite, que irá custar R$38 reais e estará disponível a partir de 02 de dezembro.Uma das vantagens do pacote é que os membros do clube terão trajes inéditos e exclusivos pro game, o Passe de Batalha de cada temporada lançada pro jogo e um total de 1.000 V-Bucks por mês para gastar dentro do game.O aplicativo está disponível para Android no Google Play

Banco digital

A Caixa Econômica Federal planeja criar um banco digital no próximo ano. A nova instituição financeira será separada da Caixa e passará por processo de abertura de capital - venda de ações - no Brasil e no exterior. A informação foi divulgada nesta semana pelo presidente da Caixa, Pedro Guimarães. Ainda é preciso aprovação do Banco Central e do Conselho de Administração da Caixa para que o banco digital seja lançado. (Com Agência Brasil)

(Colaborou Yasmin Lisboa)

 
Copyright © - 2021 - Grupo Diário da Região.É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Desenvolvido por
Distribuido por