Rio Preto indica duas equipes para o mundial do Nasa Space

DIÁRIO TEC

Rio Preto indica duas equipes para o mundial do Nasa Space

As duas equipes que conseguiram concluir os desafios e foram indicadas são: U-Space e Rebornway. Ambas seguem para a etapa mundial do hackathon


Integrantes da equipe U-Space, uma das indicadas que segue para a etapa mundial do Nasa Space Apps Challenge 2020
Integrantes da equipe U-Space, uma das indicadas que segue para a etapa mundial do Nasa Space Apps Challenge 2020 - Arquivo pessoal

Rio Preto indicou duas equipes que seguem na disputa mundial do Nasa Space Apps Challenge 2020. O maior hackathon mundial foi realizado pela segunda vez na cidade no último final de semana. Neste ano, devido à pandemia, os participantes cumpriram os desafios através de plataformas remotas. A cidade é a quarta no Brasil com mais equipes no site da Nasa. Das 26 equipes cadastradas no site, 18 entregaram os projetos para avaliação local.

O tema neste ano foi "Take Action", que em português significa "tome uma atitude". A equipe U-Space, uma das indicadas, concluiu o desafio com o subtema "Sustentando nosso planeta para as gerações futuras". Dentre os vencedores, a maioria dos participantes era alunos da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Rio Preto. Essa foi a primeira vez que eles participaram e já pretendem se inscrever para o próximo hackathon que acontece no ano que vem. A proposta da equipe foi instalar um biorreator denominado "Mini Fazenda de Algas", que conteria algas da família Chlorella Sorokiniana. A equipe Rebornway foi indicada com o subtema "Uma abordagem de saúde única". O projeto consiste em um website, com foco na população de grandes centros e com alta incidência de Covid-19.

A agente de inovação do Inova Centro Paula Souza, professora Liszeila Reis Abdala Martingo, explica que, no total, foram seis etapas. Os participantes entregaram as apresentações em vídeos de 1 minuto para os "Diários de Bordo 1,2,3, e 4", mais a entrega final de um pitch de 3 minutos, postado por e-mail. E ainda a postagem de um vídeo de 30 segundos, em inglês, de apresentação da ideia no link da própria Nasa até às 23h59 do domingo, 4.

Durante as 51 horas de evento, 31 horas online e 20 horas de descanso (que muitas vezes foram usadas para desenvolvimento também dos desafios), os alunos usaram as plataformas Discord e YouTube. Liszeila ressalta que em todos os espaços de realização dos desafios, os alunos estavam com mentores orientando.

Guilherme Achcar, local lead Rio Preto, afirma que foi surpreendido neste ano. "Foi muito bom o nível dos participantes e das entregas, fui surpreendido, muito bem informados e dedicados. Gostaria de agradecer a todos os participantes, mentores, jurados, apoiadores, patrocinadores e equipe organizadora. O evento foi um sucesso devido a dedicação de todos", finaliza.

Agora, as duas equipes seguem para as próximas etapas. Em dezembro, a Nasa Space Apps divulga os finalistas e, em janeiro, divulga os campeões. As seis equipes vencedoras terão como prêmio conhecer a Nasa.

Divulgação/Facebook

Avatares no Brasil

Desde o início da semana, o feed do Facebook está cheio de avatares. Isso porque a empresa americana lançou as novas interações nesta semana no Brasil. São 20 figurinhas em Português (10 disponíveis agora, com mais 10 que serão lançadas em breve), planos de fundo para posts e roupas personalizadas. O Avatar pode ser usado de maneiras divertidas, nos comentários dos posts no Feed de Notícias, foto de perfil, Stories e Messenger. E você, já fez o seu?

Será?

A Apple vai realizar um evento no próximo dia 13. No convite, a frase "Hi, Speed" (em português "Olá, velocidade) parece ser uma referência à tecnologia 5G, segundo a coluna de tecnologia Link, do Estadão. A Apple deve anunciar quatro novos modelos de iPhone neste ano: dois modelos de iPhone 12 e dois modelos de iPhone 12 Pro.

Lançamento

A ASUS acaba de lançar o MyASUS, aplicativo que permite a comunicação e integração entre notebooks da marca e smartphones, facilitando a transferência de arquivos. Para os novos modelos da linha VivoBook, ZenBook ou ROG, o MyASUS já vem instalado e, para os demais PCs, o download gratuito está disponível na Microsoft Store. O aplicativo também pode ser encontrado na Play Store e App Store.