Monitoramento detecta 819 sites falsos de leilões de carros

Diario Tec

Monitoramento detecta 819 sites falsos de leilões de carros

Levantamento feito pelo laboratório dfndr lab aponta que essas páginas falsas já tiveram mais de 52 mil acessos e compartilhamentos desde junho deste ano


Diretor do dfndr lab afirma que golpistas utilizam do preço menor dos veículos para atrair consumidores
Diretor do dfndr lab afirma que golpistas utilizam do preço menor dos veículos para atrair consumidores - Divulgação/dfndr lab

Golpes que utilizam sites falsos estão cada vez mais frequentes. O dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital da Psafe, identificou 819 páginas falsas de leilões de veículos que atraíram mais de 52 mil acessos e compartilhamentos desse tipo de golpe. O monitoramento começou em junho deste ano e, dentre os estados mais afetados estão São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

De acordo com o levantamento, no estado de São Paulo 15.241 usuários foram afetados. Os sites falsos utilizam o nome do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para simular o suposto leilão. O diretor do dfndr lab, Emilio Simoni, explica que os golpistas mostram anúncios de carros e motos seminovos, que supostamente estariam sendo leiloados com valores bem abaixo do mercado, o que atrai os consumidores. "Os criminosos incluem ainda informações detalhadas sobre os veículos do falso leilão, como 'IPVA 2020 pago' e até mesmo supostas certificações. Muitas das páginas utilizam até mesmo nomes de instituições conhecidas, como o do Detran, para ganhar credibilidade e alcançar ainda mais vítimas", afirma.

Emilio explica que o golpe funciona da seguinte forma: o usuário acessa o site falso, realiza o cadastro, em que passa todas as informações pessoais e até mesmo dados bancários como uma garantia e finalizam o suposto lance. "Acreditando que fizeram um bom negócio, as vítimas fazem o depósito na conta bancária do atacante e nunca recebem o veículo. Quanto tentam contestar o pagamento, são ignoradas", explica Simoni.

Para se não cair nesse tipo de golpe, o dfndr lab passou algumas dicas para os usuários. A primeira delas é utilizar soluções de segurança no celular que são capazes de identificar sites de leilões falsos. O usuário, antes de fazer o cadastro em qualquer link, deve entrar antes em sites de reclamações e ver se este é mesmo o site oficial do leilão. Além disso, nunca deve fornecer os dados pessoais e bancários em links ou aplicativos duvidosos. Por fim, o alerta é que na dúvida o usuário pode jogar o link duvidoso no site do dfndr lab e ver se ele é seguro ou não.

Freepik/Banco de imagens

Nova ferramenta

O Twitter lançou nesta nesta semana, no Brasil, o recurso #ExisteAjuda com foco na prevenção e no combate à violência contra a mulher. A ferramenta consiste em uma notificação na área de busca da plataforma com links úteis para pesquisas relacionadas ao tema. Os usuários serão direcionados para páginas com informações sobre o Ligue 180, violência doméstica e familiar e sobre a rede de atendimento a mulheres.

Trilha brasileira

A Activision confirmou, nesta semana, que a banda Charlie Brown Jr., conhecida por sua proximidade com o universo do skate, vai fazer parte da trilha sonora de Tony Hawk's Pro Skater 1 2, versão remasterizada do clássico game do esporte radical lançada nos anos 1990. E depois de pedidos insistentes dos fãs brasileiros nas redes sociais, a Activision parece ter atendido aos pedidos.

Home office

O Google manterá seus funcionários trabalhando em casa até pelo menos julho do próximo ano, de acordo com fontes ligadas ao assunto. A gigante do setor de tecnologia deve ser a primeira grande empresa dos Estados Unidos a formalizar um cronograma tão estendido de home office, diante da pandemia da covid-19.