Diário Tec

Documentos que podem ser emitidos pela internet

CPF, licenciamento veicular e seguro-desemprego são alguns dos documentos que podem ser emitidos ou pelo site oficial ou app dos órgãos públicos


Confira passo a passo para pedir a emissão do CPF, Licenciamento veicular e seguro-desemprego
Confira passo a passo para pedir a emissão do CPF, Licenciamento veicular e seguro-desemprego - Freepik/Banco de imagens

A maioria dos serviços que foram suspensos devido a pandemia do coronavírus podem ser feitos em sites oficiais ou aplicativos dos órgãos públicos. As emissões do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), licenciamento veicular e até mesmo do seguro-desemprego podem ser solicitadas de forma online e alguns outros serviços podem ser consultados também pela internet, como a carteira de trabalho, aposentadoria, entre outros.

Para solicitar o número do CPF pela internet, a pessoa deve ser maior de 16 anos de idade e já ter o título de eleitor. Se ela se enquadra nesses requisitos, basta acessar o site da Receita Federal (receita.fazenda.gov.br) e clicar no ícone 'CPF'. Após esse processo, é obrigatório preencher um cadastro com informações pessoais, como nome completo, data de nascimento, e também colocar o endereço onde mora completo. Depois disso, clique em enviar e já vai receber o número de inscrição no CPF e o comprovante. Caso haja algum erro, é importante relatar o problema nos canais de atendimento da Receita Federal.

Mesmo com as unidades do Departamento Estadual de Trânsito (Detran.SP) fechadas, é possível que os motoristas solicitem a emissão do Licenciamento de Veículo pela internet. Para isso, o usuário tem duas opções: ou acessa o site do Detran (https://portalservicos.denatran.serpro.gov.br) ou baixa o aplicativo 'Carteira Digital de Trânsito - CDT', disponível para Android e iOS. O licenciamento obtido de forma online pode ser salvo ou impresso, no papel A4, em tinta preta e em página única.

Segundo o Detran, para acesso ao aplicativo CDT, o login é feito com os dados do cadastro no portal de serviços do Denatran, informando o CPF e a senha. Usuários novos precisarão se cadastrar, seguindo o passo a passo informado.

Já para a emissão do seguro-desemprego, o usuário pode acessar a página da Secretaria de Trabalho (trabalho.gov.br) e solicitar. Após preencher todas as informações, o trabalhador habilitado vai receber um comunicado informando se seu cadastro foi aceito. Depois desse processo, o trabalhador terá direito ao valor da parcela a cada 30 dias. O tempo de duração de todo o processo não é estimando pela pasta.

O usuário que for usar os serviços online deve redobrar a atenção e conferir se os links acessados são os dos órgãos oficiais.

 

Divulgação/Facebook

Lojas no Facebook

Como uma forma de ajudar os pequenos negócios com as vendas online, o Facebook criou um novo recurso que possibilita montar um negócio para que os clientes acessem via a rede social ou Instagram. Criar uma Loja do Facebook Shop é gratuito. As empresas podem escolher os produtos que desejam colocar no catálogo e customizar a aparência da loja com uma foto de capa e também definir cores que tenham mais a ver com a sua marca. Qualquer vendedor, não importa o tamanho do seu orçamento, pode digitalizar seu negócio e se conectar com clientes onde e da maneira que for mais conveniente para eles. "No futuro, será possível ver a loja de uma empresa e comprar diretamente no chat." O novo recurso foi lançado nesta semana e, nos próximos meses, estará disponível de forma mais ampla.

Rastreamento de contato

A Apple e o Google lançaram neste mês de maio a API de Notificação de Exposição, que vai ser usada para auxiliar no rastreamento de contato e tem o objetivo de conter o avanço da Covid-19. Segundo o site Tecnoblog, a nova API permite identificar se você esteve próximo de alguém que foi diagnosticado com o coronavírus. O usuário tem a opção de escolha se quer ou não participar e o principal: as informações permanecem anônimas. Ou seja, a pessoa que estiver com a Covid-19 pode autorizar a divulgação anônima e um alerta será emitido a todos aqueles que estiveram próximas dela nesse período.