POIM. Sigla com as iniciais das ações: Planejamento, Organização, Implementação e Monitoração. Este método colabora com profissionais de todos os níveis. Isso porque, buscar o crescimento profissional requer esforços. Seja para o empreendedor, seja para o colaborador de empresas.
O mercado altamente competitivo não aceita mais acomodação e lentidão de decisões. Ou atualizamo-nos e evoluímos, com resultados consistentes, ou estaremos fadados ao fracasso: seja pela estagnação, que leva geralmente ao desânimo e medo da falência/desemprego; seja pela perda da autoestima ao vermos que nossos Projetos não se concretizam.
O POIM é um método nada complicado, mas que requer determinação para que tenhamos maior possibilidade de sucesso na empresa que dirigimos, na liderança que exercemos ou na carreira que escolhemos.
Veja a seguir cada etapa e insira-as no contexto de sua realidade profissional!
Planejamento: "As improvisações são melhores quando se as prepara". (Shakespeare). Não há como imaginarmos um engenheiro construir uma obra sem planejar a quantidade de materiais a serem utilizados. Muito menos um médico praticar uma cirurgia sem planejar as etapas, passando pela anestesia até os pontos de sutura. Portanto, como ter sucesso em sua profissão sem planejar suas estratégias?
Já presenciei empresários e colaboradores guiarem-se pelo empirismo. Sem uma noção real do mercado, e devido às pressões de superiores, literalmente "jogavam" as ideias e ações sem um direcionamento objetivo. O resultado não era uma estratégia, mas sim um bando de gente buscando resultados sem saber como fazer. Planejar leva em conta a análise SWOT do que se pretende fazer. O termo vem da língua inglesa e representa as iniciais das palavras Streghts (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças). De posse destas informações, o Planejamento será assertivo. Primeiro passo para o sucesso!
Organização: "Fazer grandes coisas é difícil; mas comandar grandes coisas é ainda mais difícil". (Nietzsche). Planejamento feito, é necessário organizar-se para colocá-lo em prática. Um bom planejamento sem organização coerente de nada adiantará. Teremos um monte de teorias, mas não saberemos como distribuí-las e em que tempo implementá-las.
Implementação: "Chega sempre a hora em que não basta apenas protestar: após a filosofia, a ação é indispensável". (Victor Hugo). Planejados e organizados, é hora de implementar a estratégia. Até agora, as ideias estavam no campo da teoria. Por em prática é levar o que imaginamos para o campo de trabalho. É hora da ação! Já presenciei profissionais que eram ótimos teóricos e pouco práticos. Aí, não há ideia que vingue sem sabermos agir e não se acomodar. Prática feita, é a hora de avaliar os resultados...
Monitoração: "Necessitamos sempre de ambicionar alguma coisa que, alcançada, não nos torna sem ambição" (Carlos Drummond de Andrade). Planejar, organizar e implementar. O trabalho está feito? Não, falta o toque final: entender se tudo o que está sendo feito surtiu o resultado esperado. Monitoração é a avaliação do que se fez até então com a estratégia. Se está no caminho certo, ótimo. Mas se não estiver, ter humildade suficiente para admitir o próprio equívoco é uma virtude. Caso os resultados não estejam a contento, retorne ao início do Planejamento, da Organização e da Implementação e reveja conceitos. Isso é progresso continuado.
Pronto pro seu POIM?
Carlos Alex Fett, Coordenador Acadêmico da Escola de Gestão Pública de Rio Preto e Consultor empresarial - [email protected]