O varejo, a revolução digital e a crise
  • ACERVO •
  • DIARIOIMOVEIS •
  • FM DIÁRIO
Diário da Região - O maior do noroeste paulista
  • REVISTA BEM-ESTAR •
  • REVISTA VIDA&ARTE •
  • CONTATO
Assine Clube D

Diário da Região - O maior do noroeste paulista

Entrar Assine
São José do Rio Preto |  Terça-Feira, 30 de Março de 2021
  • Entrar
    Assine
    Assine Clube D
  • assinantes
  • Portal Assinante
  • Acervo
  • cidades
  • política
  • economia
  • esportes
  • cultura
  • vida e estilo
  • Diário Multi
  • classificados
  • blogs
  • in memoriam
  • FM Diário
  • DIARIOIMOVEIS
  • Revista Bem-Estar
  • Revista Vida & Arte
  • Fale Conosco
  • Trabalhe Conosco
  • Expediente
  • CIDADES
  •      •
  • POLÍTICA
  •      •
  • ECONOMIA
  •      •
  • ESPORTES
  •      •
  • CULTURA
  •      •
  • VIDA E ESTILO
  •      •
  • CLASSIFICADOS
  •      •
  • BLOGS

29.Mar.2021 às 22h50

ARTIGO

O varejo, a revolução digital e a crise

Atualmente, para qualquer compra que fazemos, antes necessariamente pesquisamos em sites do fabricante e de pesquisa de preços, em redes sociais e, obviamente, em plataformas de e-commerce


Por: João Gubolin Jr.
-

Na década de 90, assistimos ao nascimento das empresas "ponto com". Muitas delas chegaram a abrir capital nas bolsas de valores, com supervalorização de ações, provocando no início dos anos 2000 o estouro da bolha da internet, com grandes desvalorizações e desaparecimento de muitos negócios recém criados.

Os principais motivos daquela quebradeira foram, em primeiro lugar, o comportamento da população, que ainda não estava preparada para esta inovadora forma de comprar produtos e serviços. Mas outro fator, também de importante relevância, foi a falta de infraestrutura tecnológica adequada na época, pois não permitia sustentar o crescimento exponencial de vendas, necessário para gerar os lucros esperados pelos investidores. As redes de telecomunicações, por exemplo, ainda eram muito precárias, com velocidades ridículas, se comparadas com as que temos hoje.

Em fevereiro de 2004, foi lançado o Facebook, rede social digital, que conta hoje com 2,8 bilhões de usuários ativos, ou seja, aproximadamente 36% da população do planeta. Esta nova forma de nos comunicarmos, aliada a outras plataformas digitais, como WhatsApp, Instagram, etc., provocaram muitas mudanças em nosso comportamento. Entre as principais, está a forma como adquirimos produtos e serviços. Atualmente, para qualquer compra que fazemos, antes necessariamente pesquisamos em sites do fabricante e de pesquisa de preços, em redes sociais e, obviamente, em plataformas de e-commerce.

Os aplicativos de smartphones, aparelhos que tiveram seu uso altamente difundido na década de 2000, representaram a definitiva popularização da internet. Hoje, no Brasil são 234 milhões de celulares inteligentes, ou seja, mais de um aparelho por habitante, sem contar tablets, notebooks e computadores de mesa. Esta explosão do uso de smartphones e a popularização da internet abriram uma enorme janela de oportunidades de novos negócios, produtos e serviços, mas também uma grande ameaça para as empresas tradicionais.

A crise econômica, que aflige os brasileiros desde meados de 2014, agravada mais ainda pela pandemia de 2020/2021, castiga a todos, principalmente as pequenas e médias empresas. Mas, um grande fator de queda de vendas e margens de grande parte do varejo tradicional, certamente está relacionado com a falta de utilização adequada das plataformas digitais. Qualquer que seja o negócio, necessariamente para se manter e prosperar, precisa estar na internet de maneira efetiva e profissional. A forma de prospectar clientes, vender, desenvolver produtos e serviços mudou.

Insistir em métodos e processos tradicionais do século 20 é usar ferramentas do passado, que não mais funcionam para os desafios do presente. O varejo tradicional precisa também fazer sua revolução e passar a adotar novos métodos e processos de trabalho adequados a este novo mundo digital.

João Gubolin Jr., Membro do Conselho Consultivo e Estratégico da Apeti (Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação)

  • Últimas Notícias

  • Mais Lidas

O Diário da Região utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, a fim de melhorar experiencia do usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Diário da Região - O maior do noroeste paulista Diário da Região Voltar

editorias

  • Cidades
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Cultura
  • Vida e Estilo
  • Classificados
  • Blogs

mais do diário

  • Vida & Arte
  • Diário Imóveis
  • FM Diário 89.9

acesse

  • Captação
  • Webtake

Contato

  • Fale Conosco
  • Trabalhe Conosco
  • Expediente

Redes Sociais

  • Link externo, Youtube Diário da Região
  • Link externo, Instagram Diário da Região
  • Link externo, Facebook Diário da Região

Anuncie


Contato SJRP

[email protected]

(17) 2139-2054


Contato Comercial - Sucursal SP, Capital

Luciana Wensko

[email protected]

(11) 99938-6219

Copyright © - 2020 - Grupo Diário da Região - É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Login
Faça Seu Login
Informe o e-mail e senha para acessar o Diário da Região.
Trocar minha senha
Esqueci minha senha / Primeiro acesso
Recuperação
Recupere Sua Senha
Informe o e-mail para recuperar a senha do login Diário da Região.
Lembrei, quero logar.
Trocar Senha
Troque Sua Senha
Informe o e-mail e senha atual para trocar a senha do login Diário da Região.
Cancelar, quero logar.
Login
Faça Seu Login
Informe o e-mail e senha para acessar o Diário da Região.
Esqueci minha senha
Recuperação
Recupere Sua Senha
Informe o e-mail para recuperar a senha do login Diário da Região.
Lembrei, quero logar.