Educação Especial x pandemia
  • ACERVO •
  • DIARIOIMOVEIS •
  • FM DIÁRIO
Diário da Região - O maior do noroeste paulista
  • REVISTA BEM-ESTAR •
  • REVISTA VIDA&ARTE •
  • CONTATO
Portal Assinante

Diário da Região - O maior do noroeste paulista

Entrar Assine
São José do Rio Preto |  Sexta-Feira, 12 de Fevereiro de 2021
  • Entrar
    Assine
  • assinantes
  • Portal Assinante
  • Acervo
  • cidades
  • política
  • economia
  • esportes
  • cultura
  • vida e estilo
  • Diário Multi
  • classificados
  • blogs
  • in memoriam
  • FM Diário
  • DIARIOIMOVEIS
  • Revista Bem-Estar
  • Revista Vida & Arte
  • Fale Conosco
  • Trabalhe Conosco
  • Expediente
  • CIDADES
  •      •
  • POLÍTICA
  •      •
  • ECONOMIA
  •      •
  • ESPORTES
  •      •
  • CULTURA
  •      •
  • VIDA E ESTILO
  •      •
  • CLASSIFICADOS
  •      •
  • BLOGS

12.Fev.2021 às 0h20

ARTIGO

Educação Especial x pandemia

No contexto educacional, o acolhimento dos alunos necessite ser pensado todos os dias


Por: Erika Volpe
-

As experiências vivenciadas no contexto da pandemia impuseram à sociedade novas rotinas, suscitando ajustamentos e mutações em curtos espaços de tempo. Com isso, o enfrentamento dos novos desafios, daí decorrentes, já tão difíceis para todos, tornaram-se ainda maiores para as pessoas com necessidades especiais.

Sabe-se que a vida em sociedade proporciona aos indivíduos diferentes formas de pensar, a partir das influências do meio, em seu ato de descobrir, criar e refletir, fazendo com que as certezas se transformem em questionamentos, especialmente diante da constatação de um problema mundial de tão grandes proporções, como uma pandemia.

Sendo assim, entende-se que, no contexto educacional, o acolhimento dos alunos necessite ser pensado todos os dias, especialmente no que concerne aos estudantes com deficiência, o que tem sido feito pela equipe de professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da rede municipal de ensino de são José do Rio Preto. Nesse sentido, a atenção, a escuta das crianças e das famílias é redobrada, a fim de que as especificidades de cada aluno não deixem de ser consideradas.

Compete notar que o cenário da pandemia trouxe a versão híbrida de ensino, combinação entre a aprendizagem presencial e remota, e, nessa perspectiva, as dificuldades de aprender entre os que precisam de maior atenção em razão da deficiência se acentuam. Logo, os professores das salas regulares, bem como os do AEE, precisaram se reinventar e trabalhar arduamente, para que as adaptações dos materiais e recursos tecnológicos se tornassem adequadas a essa nova metodologia.

Diante disso, os desafios têm sido compartilhados todos os dias, e o papel de todos os professores é o de pensar novas atividades e estratégias, para repor o que não foi alcançado pelo aluno, nessa nova ordem educacional, consequente desse momento pandêmico.

Nessa lógica, o Instituto Rodrigo Mendes fez uma pesquisa sobre protocolos para Educação Inclusiva no período de pandemia, que acabou por mostrar que "a deficiência em si não deve ser o fator determinante que impeça o estudante de frequentar as aulas na fase de reabertura das escolas". Ou seja, segundo o autor, o impedimento para a participação dos alunos com deficiência nas aulas deve se relacionar antes aos fatores como as comorbidades e a ausência de autonomia, que podem pôr em risco a saúde do estudante, em caso de contaminação por Covid-19, do que propriamente a sua deficiência.

Com esse pressuposto, o contexto pandêmico possibilitou que as leis voltadas ao respeito do direito das pessoas com deficiência inaugurassem movimentos de maior ampliação das discussões relacionadas à inclusão.

Nesse sentido, a busca pelo reconhecimento das diferenças foi somada às lutas de outras minorias, como mulheres e negros, legitimando a reivindicação de que a deficiência deveria ser pauta de ações políticas afirmativas e de intervenção - a inclusão de todos na escola e na sociedade é um direito antes, durante e depois da pandemia.

Erika Volpe, Assistente técnico na Gerência de Educação Especial na Secretaria Municipal de Educação de Rio Preto. Mestre em Ensino e Processos Formativos, Linha, Tecnologias, Diversidades e Culturas pela Unesp de Rio Preto

 

  • Últimas Notícias

  • Mais Lidas

O Diário da Região utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, a fim de melhorar experiencia do usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Diário da Região - O maior do noroeste paulista Diário da Região Voltar

editorias

  • Cidades
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Cultura
  • Vida e Estilo
  • Classificados
  • Blogs

mais do diário

  • Vida & Arte
  • Diário Imóveis
  • FM Diário 89.9

acesse

  • Captação
  • Webtake

Contato

  • Fale Conosco
  • Trabalhe Conosco
  • Expediente

Redes Sociais

  • Link externo, Youtube Diário da Região
  • Link externo, Instagram Diário da Região
  • Link externo, Facebook Diário da Região

Anuncie


Contato SJRP

[email protected]

(17) 2139-2054


Contato SP

[email protected]

(11) 99938-6219

Copyright © - 2020 - Grupo Diário da Região - É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Login
Faça Seu Login
Informe o e-mail e senha para acessar o Diário da Região.
Trocar minha senha
Esqueci minha senha / Primeiro acesso
Recuperação
Recupere Sua Senha
Informe o e-mail para recuperar a senha do login Diário da Região.
Lembrei, quero logar.
Trocar Senha
Troque Sua Senha
Informe o e-mail e senha atual para trocar a senha do login Diário da Região.
Cancelar, quero logar.
Login
Faça Seu Login
Informe o e-mail e senha para acessar o Diário da Região.
Esqueci minha senha
Recuperação
Recupere Sua Senha
Informe o e-mail para recuperar a senha do login Diário da Região.
Lembrei, quero logar.