Cibersegurança e as telecomunicações
  • ACERVO •
  • DIARIOIMOVEIS •
  • FM DIÁRIO
Diário da Região - O maior do noroeste paulista
  • REVISTA BEM-ESTAR •
  • REVISTA VIDA&ARTE •
  • CONTATO
Portal Assinante

Diário da Região - O maior do noroeste paulista

Entrar Assine
São José do Rio Preto |  Quinta-Feira, 11 de Fevereiro de 2021
  • Entrar
    Assine
  • assinantes
  • Portal Assinante
  • Acervo
  • cidades
  • política
  • economia
  • esportes
  • cultura
  • vida e estilo
  • Diário Multi
  • classificados
  • blogs
  • in memoriam
  • FM Diário
  • DIARIOIMOVEIS
  • Revista Bem-Estar
  • Revista Vida & Arte
  • Fale Conosco
  • Trabalhe Conosco
  • Expediente
  • CIDADES
  •      •
  • POLÍTICA
  •      •
  • ECONOMIA
  •      •
  • ESPORTES
  •      •
  • CULTURA
  •      •
  • VIDA E ESTILO
  •      •
  • CLASSIFICADOS
  •      •
  • BLOGS

10.Fev.2021 às 23h09

ARTIGO

Cibersegurança e as telecomunicações


Por: Anderson França
Anderson França, CEO da Blockbit
Anderson França, CEO da Blockbit - Divulgação

Entre os grandes impactos da ascensão das tecnologias digitas, um dos que mais afetaram a rotina do planeta é a facilidade que temos para que novos serviços e ofertas sejam criados diariamente. Por meio de sistemas colaborativos e da Nuvem, por exemplo, estamos avançando rapidamente em demandas que até pouco tempo atrás pareciam impossíveis. O outro lado da moeda, no entanto, é que a digitalização também tem feito com que a proteção das informações se tornasse uma tarefa cada vez mais complexa e fundamental para todos.

É esse panorama, agora, que tem colocado as empresas de telecomunicações e prestadoras de serviços (como as provedoras de Internet) em uma posição-chave em relação às demandas por proteção de dados. Afinal de contas, é por meio dos serviços dessas companhias que empresas e pessoas estão, ininterruptamente, movimentando suas informações.

Para acompanhar a digitalização, as companhias de Telecom e provedoras de serviços na área estão investindo em uma grande mudança no modelo de negócios do segmento de telecomunicações - que inclui cada vez menos o telefone em si, diga-se -, permitindo avanços e inovações com enorme potencial para transformar a comunicação das pessoas e a realidade dos negócios a partir das telecomunicações.

Alguns exemplos desse processo evolutivo são a criação de APIs que facilitam a troca de informações entre consumidores e empresas, uso de ferramentas de Internet das Coisas e Inteligência Artificial para o gerenciamento de cadeias de suprimentos e, ainda, as redes 5G, que certamente ajudarão a escalar inúmeras oportunidades que, atualmente, sequer podemos imaginar.

Todos esses avanços são importantes. No entanto, a verdade é que elas não bastam, e precisam incluir a segurança das informações. Está na hora de fornecedoras e prestadoras de serviços de Telecom entenderem a importância da cibersegurança e ampliarem suas camadas de proteção disponíveis para os clientes, também nas relações de B2B.

Em paralelo às possibilidades de inovação, portanto, é essencial que as companhias também reinventem seus modelos do ponto de vista da segurança cibernética, agregando valor às ofertas a partir de opções que ampliem a proteção disponível para atender o mercado B2B em sua demanda por confiabilidade, eficiência e disponibilidade. Até porque, vale sempre destacar, à medida que os serviços avançam, os consumidores também serão obrigados a buscar soluções que, de fato, ajudem a garantir mais proteção aos dados de seus próprios negócios.

A transformação digital do mercado traz diariamente avanços e riscos. E esse é um ponto no qual as empresas de telecomunicações e a cadeia de oferta de serviços associada a esse segmento não podem mais negligenciar, se quiserem manter a confiança dos clientes.

Além de operar redes complexas e armazenar grandes quantidades de dados confidenciais associados a indivíduos e empresas, essas organizações devem agir rapidamente para mitigar as brechas e dirimir as vulnerabilidades que porventura possam colocar em risco as equipes e consumidores. Isso passa, no caso, por ampliar seu olhar e incluir a cibersegurança como um componente estratégico de suas ofertas.

Assim como os cibercriminosos estão continuamente aprimorando e evoluindo suas capacidades para explorar novas vulnerabilidades, os líderes de negócios das companhias de Telecom e das fornecedoras do ecossistema como um todo precisam se preparar recorrentemente para lidar com essas ameaças e proteger o cliente de maneira nativa e constante. Evitar problemas exigirá aquisição de talentos e esforços de investimento com uma oferta que não contemple apenas um lado da história - mas também consiga proteger os ativos de ameaças e vulnerabilidades.

A indústria de telecomunicações sempre esteve e está na vanguarda da inovação tecnológica, alavancando tecnologias dos mais diversos tipos. Será assim, mais uma vez, com as inovações da Internet das Coisas (IoT), Nuvem e 5G, entre outras. Agora, porém, elas também são chamadas a considerar soluções de segurança cibernética para melhorar seus serviços e atender seus clientes de forma efetiva.

A pandemia do coronavírus acelerou muitas mudanças, e a segurança digital certamente será cada vez mais uma prioridade empresarial. Afinal, vivemos hoje no mundo conectado e on-line que sempre desejamos. Com proteção, os avanços tecnológicos podem nos levar a um outro patamar de resultados e de produtividade. Resta saber se alguém ainda vai querer corres riscos nessa jornada.

Anderson França, CEO da Blockbit

  • Últimas Notícias

  • Mais Lidas

O Diário da Região utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, a fim de melhorar experiencia do usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Diário da Região - O maior do noroeste paulista Diário da Região Voltar

editorias

  • Cidades
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Cultura
  • Vida e Estilo
  • Classificados
  • Blogs

mais do diário

  • Vida & Arte
  • Diário Imóveis
  • FM Diário 89.9

acesse

  • Captação
  • Webtake

Contato

  • Fale Conosco
  • Trabalhe Conosco
  • Expediente

Redes Sociais

  • Link externo, Youtube Diário da Região
  • Link externo, Instagram Diário da Região
  • Link externo, Facebook Diário da Região

Anuncie


Contato SJRP

[email protected]

(17) 2139-2054


Contato SP

[email protected]

(11) 99938-6219

Copyright © - 2020 - Grupo Diário da Região - É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Login
Faça Seu Login
Informe o e-mail e senha para acessar o Diário da Região.
Trocar minha senha
Esqueci minha senha / Primeiro acesso
Recuperação
Recupere Sua Senha
Informe o e-mail para recuperar a senha do login Diário da Região.
Lembrei, quero logar.
Trocar Senha
Troque Sua Senha
Informe o e-mail e senha atual para trocar a senha do login Diário da Região.
Cancelar, quero logar.
Login
Faça Seu Login
Informe o e-mail e senha para acessar o Diário da Região.
Esqueci minha senha
Recuperação
Recupere Sua Senha
Informe o e-mail para recuperar a senha do login Diário da Região.
Lembrei, quero logar.