A castanha-de-caju é uma oleaginosa, fruto do cajueiro (Anacardium occidentale), árvore nativa do Nordeste do Brasil, com arquitetura de copa tortuosa e de diferentes portes. Na natureza existem dois tipos: o comum que pode atingir até 20 metros de altura e o anão. A árvore produz o fruto, a castanha e um pseudo fruto, o caju. A castanha de caju apresenta em sua composição: fibras, antioxidantes, carboidratos, proteínas, gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas (gorduras boas), vitaminas B1,B2, B3, B6, B9, C, E, K, e os minerais cálcio, cobre, ferro, fósforo, magnésio, manganês, potássio, zinco.
As gorduras mono e poli-insaturadas da castanha de caju ajudam a controlar os níveis de colesterol, reduz o LDL e os triglicérides e aumenta o HDL, inibe a formação de placas de aterosclerose e atua na prevenção de doenças cardíacas. O cobre é importante para manter a flexibilidade dos vasos sanguíneos e o magnésio pode ajudar no controle da pressão arterial. Os antioxidantes protoantocianidinas ou taninos, carotenoides e vitamina E, reduzem o estresse oxidativo e inflamações, combatem os radicais livres e atuam na prevenção do envelhecimento precoce e possuem ações anticancerígenas.
Os nutrientes da castanha auxiliam na transmissão dos impulsos nervosos, melhoram as funções cognitivas, o que contribui para a prevenção de doenças neurodegenerativas como Alzheimer e Parkinson. A zeaxantina e a luteína, protegem contra os efeitos dos raios ultravioletas e reduz a ocorrência de degeneração macular e catarata. O cálcio e magnésio são fundamentais para o fortalecimento dos ossos e dos músculos. Os nutrientes da castanha inibem a formação de cálculos biliares.
O cobre, o ferro e o zinco, junto com as vitaminas e antioxidantes tem importante papel no aumento da imunidade e na prevenção de anemia. As fibras ajudam na digestão dos alimentos, na melhora do trânsito intestinal, no controle da saciedade, facilita o emagrecimento, auxilia na redução da absorção de glicose, no controle da glicemia e do diabetes.
Os nutrientes e o óleo da castanha, ajudam na produção de melanina (protetor dos raios ultravioletas), melhora a saúde da pele e dos cabelos.
O consumo da castanha-de-caju pode ser quatro unidades/dia, crua, assada ou em forma de manteiga; e pode ser adicionada em em sopas, saladas, bolos, cremes e iogurte.