É sempre muito dispendioso desfazer-se de uma pessoa capacitada e comprometida com os resultados da empresa. A conta deve ser feita na ponta do lápis para que se tenham argumentos para decidir. Afinal, tanto demitir quanto contratar pessoas é um processo que gasta tempo e dinheiro e, dessa forma, a empresa não pode correr o risco de demitir bons colaboradores.
A pandemia trouxe novos desafios para os recrutadores e gestores de empresa, uma vez que a situação em home office exige o desenvolvimento de novas habilidades. Um processo de recrutamento e seleção assertivo e uma gestão de equipe alinhada com as mudanças impostas pela pandemia contribuirão para a formação de uma equipe capacitada, motivada e comprometida com os resultados da empresa. Aumentar a empregabilidade, seja para se manter no emprego ou conquistar novas oportunidades, exige das pessoas o desenvolvimento de algumas habilidades que ajudem a lidar com esse novo normal.
A pandemia antecipou as mudanças tecnológicas fazendo com que as empresas se adequassem rapidamente a elas, exigindo das pessoas habilidade para lidar com ferramentas digitais, e por conseguinte, aumentar sua capacidade de autogestão, gerenciamento de tempo e disciplina.
Ser criativo, pensar e fazer coisas de formas diferentes também são habilidades requeridas nesse cenário atual. Melhor ainda se elas vierem acompanhadas da capacidade de trabalhar em colaboração com outras pessoas, afinal, ninguém faz nada sozinho, pois tudo o que fazemos afeta a vida de alguém. Isso requer uma reflexão pessoal de como lidamos com as dificuldades e como interagimos com nossos colegas e clientes. É importante desenvolver e aperfeiçoar as habilidades de comunicação, ouvir com atenção, ser aberto, educado e prestativo.
Toda mudança requer a habilidade de inovar e fazer algo diferente do que era feito antes. Por isso, a capacidade de se adaptar faz dessa habilidade uma das mais requisitadas pelos recrutadores, afinal, as empresas buscam pessoas flexíveis, dispostas a aprender, reaprender, fazer coisas novas e desempenhar outros papéis.
Aos gestores, tem-se o desafio de ter mais empatia para compreender as dificuldades pessoais e familiares dos seus colaboradores e melhorar ainda mais sua capacidade de comunicação e transparência com sua equipe. Seu apoio e direcionamento no desenvolvimento dessas novas habilidades serão fundamentais para a manutenção da empregabilidade das pessoas e o alcance dos resultados da empresa.
Por parte dos colaboradores e candidatos a vagas, é preciso se desafiar, buscar informações e se preparar para as exigências do mercado de trabalho. As mudanças vieram para ficar e o quanto antes nos prepararmos, mais rapidamente nos adaptaremos a elas. Para as empresas, em especial aos líderes, é fundamental que tenham um sistema de gestão de pessoas focado na captação, desenvolvimento e retenção de talentos objetivando resultados efetivos para todos os envolvidos.
Cristiane Viude Fernandes, Consultora do Sebrae-SP