O chá verde é produzido a partir das folhas da planta Camellia sinensis (a mesma que origina o chá preto e branco). Ele é nativo da China e Índia. Pode ser consumido quente, frio e em cápsulas. O chá verde tem em sua composição antioxidantes, aminoácidos, cafeína, vitaminas B1, B2, B9, C e E, cálcio, magnésio, zinco, potássio e ferro.
A bebida tem muitas propriedades nutricionais que podem ajudar a prevenir doenças, fortalecer o organismo, refresca e é isenta de calorias. Os seus princípios bioativos têm efeitos como antioxidante, termogênico, hipoglicemiante, antidiabético, antiinflamatório, antibacteriano, antiviral e anticancerígeno. Os polifenóis do chá verde contribuem para melhorar a cognição, a memória e a concentração, apresentam propriedades neuroprotetoras e ajuda a prevenir doenças neurodegenerativas.
A L-teanina ajuda na produção de dopamina e serotonina (relaxamento e bem-estar). O consumo do chá verde reduz os níveis de colesterol LDL do organismo, inibe a formação de coágulos, diminui o risco de trombose e previne doenças cardiovasculares e a regulação da pressão arterial.
O epigalocatequina galato acelera o metabolismo, aumenta a energia, o desempenho nas atividades físicas, o gasto energético, a queima de gorduras e favorece o emagrecimento. Associado com limão, potencializa o poder antioxidante, facilita a perda de peso e fortalece o sistema imune. Os antioxidantes ajudam a proteger as células dos danos provocados pelos radicais livres, impede o avanço do envelhecimento celular e o crescimento de células cancerígenas (gastrointestinal, pulmão, ovário, bexiga, pele, mama, próstata); contribuem para eliminar bactérias, inibir alguns vírus e a redução de infecções. O chá verde aumenta a sensibilidade a insulina, auxilia na regulação da glicemia, contribui para melhorar a digestão e a absorção de nutrientes, reduz a absorção de gorduras e colesterol e estimula a flora intestinal.
A quantidade recomendada é de quatro xícaras (600 ml/dia), para evitar os efeitos colaterais (insônia, gastrite, redução de absorção de nutrientes).