Chia

ARTIGO

Chia


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A chia ou Salvia hispânica, é uma planta herbácea da família do linho e da sálvia. Originária do México, era utilizada pelas civilizações Astecas e Maias. A chia é conhecida como um superalimento, por ser repleto de nutrientes que proporcionam vários benefícios à saúde. Como a chia é rica em fibras, ácidos graxos poliinsaturados e proteínas (aminoácidos essenciais) é uma aliada do emagrecimento. Ela tem mais proteínas do que o trigo, a cevada, o milho, o arroz e o amaranto. A chia é abundante em antioxidantes, que impedem a formação de radicais livres e em consequência retarda o processo de envelhecimento e colabora para a prevenção de câncer e na desintoxicação do fígado. Os ácidos graxos ômegas 3 e 6, antioxidantes, fibras e proteínas presentes na chia, protegem o organismo das doenças cardiovasculares (hipertensão arterial, infarto e acidente vascular cerebral). A associação de magnésio com o ômega 3 contribui para a formação das membranas celulares, a transmissão de impulsos nervosos e a melhora das funções do cérebro (cognição e memória).

As fibras das chia regula as taxas de triglicérides e colesterol (aumenta o colesterol bom -HDL e reduz o ruim - LDL) no sangue e prolonga o tempo de liberação de glicose no organismo devido a sua digestão lenta, o que ajuda na prevenção do diabetes. Os minerais fósforo, zinco, selênio, manganês e potássio, mais os aminoácidos aspartato e glutamina, encontrados na chia, auxiliam no aumento da imunidade e reforça as defesas do organismo para combater gripes, resfriados e infecções. O cálcio oferecido pela chia ajuda a contração muscular e é um aliado para manter a saúde óssea e prevenir osteoporose. As fibras da chia melhora a digestão, os movimentos peristálticos, previne a constipação, controla a saciedade e o consumo de alimentos e facilita o emagrecimento. O alto teor de proteínas favorece o aumento da massa muscular e fornece mais energia para atividades físicas. O ferro encontrado na chia é um dos componentes dos glóbulos vermelhos e ajuda a prevenir anemia. Os óleos essenciais, o ômega 3, as vitaminas A e do complexo B presentes na chia, colaboram para a melhora da saúde dos olhos, da pele, das unhas e cabelos e na diminuição de celulite. O triptofano da chia ajuda na produção de melantonina e serotonina, auxilia na indução do sono e melhora o humor; e o zinco beneficia a visão, o olfato, o paladar, a imunidade e o cérebro.