Longa estrada de sucesso

artigos

Longa estrada de sucesso

Hoje é quase impossível falar da mídia regional e estadual sem apontar o Diário como pioneiro


-

O jornal Diário da Região chega aos 70 anos rejuvenescido e adequado aos novos tempos e aos novos formatos de mídia. Setenta anos, leitores! Uma marca que resiste e se renova na preferência dos leitores, caso raro de sucesso e longevidade, merece todas as homenagens.

Adequado às novas plataformas, o Diário de papel é um produto tradicional que resiste à dita modernidade, e a ela se adequa ao manter uma presença forte no meio online, noticiando o factual com a rapidez que o leitor exige, utilizando-se também de vídeos para atuar em todos os segmentos com padrão editorial de qualidade. A grande marca dessa longa trajetória é, sem dúvida, a imparcialidade, a análise e divulgação objetiva dos fatos, sem paixões ou preconceitos, sem sacrificar a verdade e a justiça. Estas são qualidades indispensáveis ao bom jornalismo, e parece fácil exercê-las todos os dias. Mas não é. Conciliar a informação com o bem-estar da comunidade, noticiar, opinar, são tarefas cotidianas que precisam ser complementadas na outra ponta, a do mercado, com seus abalos econômicos que se repetem de tempos em tempos, exigindo do empreendedor da área de mídia um esforço hercúleo para continuar oferecendo um produto de qualidade. E por trás do sucesso do Diário da Região há uma empresa forjada na coragem e no espírito empreendedor do Dr. Norberto Buzzini, o patriarca desta família que administra o jornal. Meus cumprimentos especialmente a ele pela visão e coragem que o levaram a fazer história nestas sete décadas, como um dos jornais mais longevos e sólidos do Brasil. Através das páginas, linhas, legendas, fotos, manchetes do Diário da Região conseguimos vislumbrar o amor do dr. Norberto Buzzini por sua terra natal. Amor incondicional e leal. Seu grande projeto de vida dedicado à Comunicação nasceu quando, em 1959, ele se juntou aos amigos José Barbar Cury e Alberto Cecconi para comprar o jornal de outro amigo, Euphly Jalles, fundado em 23 de julho de 1950. No dia 1º de janeiro de 1960, tem início a Era Buzzini. Com o decorrer dos anos, o Dr. Buzzini colocou alma, coração, vida, e o seu jornal a serviço da cidade e dos rio-pretenses. Hoje é quase impossível falar da mídia regional e estadual sem apontar o Diário como pioneiro, conciliando notícia e ética, cidade e sertão, tempos difíceis e de glória. Desde que deixou o pequeno espaço na rua General Glicério, - uma portinha de aço sanfonada modesta, parcos equipamentos, linotipos da época - o Diário só experimentou expansão e reconhecimento. Hoje, quem vê suas modernas e amplas instalações não imagina quanta luta e suor foram necessários para criar, consolidar e fortificar este veículo.

A essência do jornalismo repousa indubitavelmente sobre a independência, o compromisso com a verdade e a responsabilidade editorial, valores que só podem ser garantidos com um trabalho isento e ético. Qualidade e integridade editorial: razão de sucesso e longevidade do Diário da Região, nosso companheiro de todo dia. Que nos acompanha todas as manhãs por um longo tempo ainda. Parabéns a todos os que fizeram esse veículo forte, dos colaboradores à direção.

Edinho Araújo

Prefeito de São José do Rio Preto