Quinoa

ARTIGO

Quinoa


-

A quinoa é uma planta nativa da região dos Andes, cujo significado é grão materno. Os incas consideravam a quinoa como um alimento sagrado e a referiam como a mãe de todos os grãos ou grão de ouro. A quinoa por possuir muitos nutrientes e benefícios para a saúde, é considerado como um superalimento. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a quinoa como fonte de proteínas é comparável ao leite. As folhas da quinoa são muito nutritivas e pode ser ingerida como vegetal (folhas com propriedades similar ao espinafre e beterraba). A quinoa é uma das melhores fontes de proteínas entre os vegetais, inclusive com quantidade superior em relação à soja, ao trigo, ao arroz e a aveia. A quinoa é um alimento de elevado valor biológico, não contém glúten, possui 20 aminoácidos e todos os essenciais; os ômegas 3 e 6; é rica em fibras, carboidratos, antioxidantes, minerais (ferro, cálcio, fósforo, magnésio, zinco, potássio, cobre) e vitaminas C, E e do complexo B (B1, B2, B3 e B6).

Os ácidos graxos ômegas 3 e 6 e o alto nível de magnésio contidos na quinoa, auxilia na prevenção de doenças cardíacas e cerebrais. A quinoa por apresentar alto teor proteico e energético, aumenta a imunidade e tem efeitos benéficos nas atividades físicas e no ganho de massa muscular. A quantidade de ferro encontrada na quinoa é de aproximadamente 500 vezes maiores do que no feijão, e por isso, ela ajuda na formação das hemácias e na redução da anemia. Os antioxidantes flavonoides da quinoa, contribuem para anular os radicais livres, os principais causadores do envelhecimento precoce, das doenças cardíacas e degenerativas. Ela apresenta ação anti-inflamatória, antiviral e atua na prevenção de câncer e depressão. A quantidade de fibras encontradas na quinoa, auxilia no controle dos triglicerideos, do colesterol ruim (LDL) e na melhora do funcionamento do intestino. Apresenta baixo índice glicêmico, reduz a sensação de saciedade e auxilia no controle da fome e do peso.

A quinoa contribui para a melhora das funções cognitivas e memória devido a abundância de vitaminas do complexo B e ômegas. Como apresenta alta concentração de cálcio, ajuda no fortalecimento dos dentes e ossos e na prevenção da osteoporose. A quinoa tem um grande poder alcalinizante no organismo, ajuda a regular o pH do sangue e favorece a desintoxicação do corpo.