NUTRIÇÃO

ARTIGO

NUTRIÇÃO


O neurocirurgião Eduardo Silva
O neurocirurgião Eduardo Silva - Johnny Torres/Arquivo

A clorofila é um grupo de pigmento fotossintético encontrado em cianobactérias e nos cloroplastos das algas e das plantas. Sua denominação(chloros, verde e phyllon, folha), deve-se por absorver a luz nos comprimentos de onda azul, violeta e vermelho e refletir a cor verde. A molécula de clorofila é similar à de hemoglobina; a diferença está no centro da molécula, enquanto a de clorofila possui o magnésio, a de hemoglobina tem ferro. O magnésio que compõe as moléculas de clorofila participa da formação de açucares, proteínas, lipídios e vitaminas, e é de fundamental importância para o funcionamento do sistema nervoso e muscular. A clorofila capta a energia dos fótons da luz solar, ne- cessária para a fotossíntese transformar em energia química e ativar a produção de carboidratos, ao mesmo tempo que disponibiliza o oxigênio e absorve o gás carbônico.

As principais propriedades da clorofila são: ação antiinflamatória, antioxidante e antimutagênica; alivia e previne o estresse e a menopausa; promove o aumento das hemácias e com isso reduz a anemia; equilibra a pressão arterial, alcaliniza o sangue e fortalece a imunidade; melhora a glicemia e regula os lipídeos, a digestão e favorece o emagrecimento. Apresenta também efeito desintoxicante do fígado e intestino; ajuda na limpeza do organismo de toxinas e impurezas; regulariza o sono; fortalece os ossos; possui atributos nutritivos revigorantes, melhora a oxigenação das células e tem ação antibacteriana.

A ação desintoxicante da clorofila é reconhecida por neutralizar os efeitos nocivos de substâncias como o tabaco, o diesel, o alcatrão, ingredientes artificiais e químicos encontrados em alimentos processados e os metais pesados. Os fatores que podem interferir na degradação da clorofila são: a luz, a radiação, o calor, os ácidos, o oxigênio e as enzimas. A clorofila por auxiliar na produção de serotonina e melantonina, proporciona a melhora do humor e do sono.

Todos os vegetais verdes contém clorofila, e alguns com maior concentração, como: o espinafre, brócolis, couve, rúcula, chá verde, repolho, azeitonas e feijões verdes; couves de Bruxelas, aipo, salsa, alface, ervilhas e algas (chlorella, spirulina).