Depois de registrar cinco mortes pela covid-19 nesta sexta-feira, 19, em mais um dia de UTIs lotadas, a prefeitura de Araraquara, cidade com 238 mil moradores, decidiu decretar 'lockdown total' por 60 horas. Do meio-dia deste domingo, 21, à meia-noite de terça-feira, 23, fecham bancos, indústrias, supermercados, postos de combustíveis e todo comércio, além dos serviços públicos não essenciais. Araraquara tem 12.989 casos e 167 mortes, sendo que 51 das mortes foram neste mês.
Carros e ônibus do transporte não poderão circular. Conforme o decreto, publicado neste sábado, 20, quem for flagrado fora de casa terá de comprovar com documentos a situação de emergência. Pelo novo decreto, só podem abrir farmácias e estabelecimentos de saúde. Os postos de combustível só poderão abastecer veículos dos serviços públicos municipais, estaduais e federais, incluindo a Polícia Militar. As pessoas terão licença para sair de casa para atendimento médico, compra de remédio e trabalho em serviço essencial.
Quem for pego e não apresentar provas da necessidade será multado em até R$ 6 mil. Em rede social, o prefeito Edinho Silva (PT) disse que o aumento nos casos e o colapso na rede hospitalar impuseram a necessidade de ampliar o lockdown em vigor desde segunda-feira, 15. "