Se existe algo que indica muito bem a palavra “diversidade”, com certeza a culinária está incluída no top 3. Agora, o que acontece quando juntamos duas culturas gastronômicas um tanto quanto diferentes uma da outra em um mesmo lugar na cidade de São José do Rio Preto?
A resposta será encontrada no Cabrón do Norte, restaurante especializado em comidas nordestinas e mexicanas. Localizado na Vila Maceno, um dos bairros mais antigos e tradicionais de Rio Preto, o estabelecimento procurará realizar a integração das duas culinárias, possuindo os clássicos mexicanos e nordestinos, além de pratos autorais que contarão com a mistura das culturas a partir de ingredientes exclusivos.
Uma ideia única
Sócio-proprietário do restaurante, Ygor Flores Albuquerque, chef de cozinha há 9 anos, morou em quase todos os estados do Brasil. Porém, foi no Nordeste que ele encontrou a vocação para a gastronomia. Suas raízes nordestinas, entrelaçadas através do pai, o influenciaram a se tornar um chef e, principalmente, na escolha do tema do Cabrón do Norte.
“Acredito que a influência das duas cozinhas são bem parecidas, até. Ambas possuem pratos muito semelhantes, como a tapioca e a tortilha. Enquanto que no México se come o puchero, no nordeste comemos a dobradinha, que são, basicamente, os mesmos pratos. Elas também têm origem indígena, presente até nos dias atuais, além de sofrerem influências hispânicas e portuguesas no mesmo período. Existe uma relação e uma maneira de trabalhar os ingredientes bem semelhantes. Eu conheci o Zé (dono do espaço onde se situa o Cabrón e também sócio-proprietário) através da indicação de uma amiga minha, ele me chamou há algum tempo para abrirmos um restaurante, porém eu estava em São Paulo no começo do ano. Há alguns meses acabei voltando para Rio Preto e dei a ideia de inaugurar o Cabrón do Norte, ele gostou e demos início ao projeto.” Contou Ygor.

O cardápio trará pratos autorais jamais vistos na região de Rio Preto (Foto: Johnny Torres)
Cardápio
O restaurante possuirá, além das tradicionais entradas, pratos à la carte, individuais, duplos e diversas opções de drinks em seu bar próprio. A ideia de misturar as duas cozinhas parte do princípio de que os pratos autorais deverão ser as maiores atrações do local. Guacamole com carne seca, chilli com carnes picadas e batidas refrescantes com melaço de cana substituindo o açúcar, batizadas de “banzeiro”, são algumas das opções de pratos que foram adaptados por Ygor e prometem fazer sucesso no estabelecimento.
Além disso, o processo de trabalho com os ingredientes seguirá da maneira mais pura possível. As matérias-primas serão preparadas na própria cozinha do local, como uma farinha, por exemplo, utilizada para a criação das tortilhas. O amido que resta dela é temperado com pimenta jalapeño e utilizado na tapioca existente no cardápio, mostrando a diversidade oferecida a partir do preparo de seus ingredientes.
Ygor conta que, além do trabalho com produtos exclusivos, os chamados “não-convencionais” têm um grande espaço na complementação dos pratos servidos no Cabrón do Norte.
“A gente trabalha muito com PANC (Plantas Alimentícias Não-Convencionais). Uma coisa que tento buscar aqui é a valorização do produtor local e da cultura que se faz. Em Rio Preto, a galera desconhece o quanto a região é rica em orgânicos e PANC. Utilizamos muito pouco elas e estão indo abastecer as outras metrópoles do país.”

Um dos maiores exemplos da utilização das PANCs no cardápio é a Beterraba gratinada com creme azedo e flor de capuchinha (Foto: Divulgação)
Pensando até nos cuidados com o meio ambiente, o restaurante empregará a reutilização dos resíduos de alimentos em sua sala de compostagem, transformando-os em adubos sustentáveis para o plantio.
Muitos pratos famosos do nordeste, como a Moqueca, levam o peixe como um dos principais ingredientes. Algumas das exclusividades do Cabrón são a PREVET Laboratório de Análises de Peixes, do sócio-proprietário José Dias, as fazendas especializadas e os contatos com pescadores em alto-mar, que disponibilizam os animais na melhor qualidade possível para o consumo do cliente.
Variação na acessibilidade
Outro ponto de destaque e um diferencial do restaurante em relação aos outros do mesmo seguimento serão os preços democráticos disponibilizados em seu cardápio.
Com pratos que irão de R$ 20,00 a R$ 94,00, o Cabrón do Norte também apostará muito no estilo de cozinha fast-casual, um conceito novo de atendimento, mais ágil e que fará o cliente ter em mãos seu pedido de uma forma rápida e bem cuidada.
“O nosso projeto de fast-casual terá o diferencial da organização para soltar o prato, fazendo com que ele vá até a mesa ou chegue rapidamente a casa de nosso cliente. Os pedidos para retirada funcionarão desta maneira. Teremos os pratos do dia para delivery também, pois neste período de pandemia devemos nos reinventar e nos preparar da melhor forma possível.” explica o proprietário do restaurante.
Inauguração e horários de funcionamento
O Cabrón do Norte tem inauguração marcada para o dia 09/01/2021 e funcionará de terça a sexta-feira, das 16h30 às 22h, nos sábados das 12h às 22h e aos domingos até às 15h, sempre respeitando e seguindo as ordens definidas pela OMS.
Rua do Aimorés, 588 - Vila Maceno, São José do Rio Preto – SP, 15050-090
Informações: https://cabrondonorte.com/ ou (17) 98814-3057
Facebook: @cabrondonorte
Instagram: @cabrondonorterp