SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | DOMINGO, 05 DE DEZEMBRO DE 2021
CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL

Escritório de advocacia conquista certificação internacional inédita em Rio Preto

Stefano Cocenza Advogados tem ciclo de certificação da ISO 37001 aprovado; reconhecimento coloca o escritório em destaque no cenário jurídico nacional

Renan Polizio
Publicado em 09/11/2020 às 00:00Atualizado em 06/06/2021 às 17:25
Stefano Cocenza Advogados tem ciclo de certificação da ISO 37001 aprovado; reconhecimento coloca o escritório em destaque no cenário jurídico nacional (Johnny Torres)

Stefano Cocenza Advogados tem ciclo de certificação da ISO 37001 aprovado; reconhecimento coloca o escritório em destaque no cenário jurídico nacional (Johnny Torres)

Transparência, idoneidade e responsabilidade são características importantes de empresas preocupadas com a ética no ambiente de trabalho. Uma das maneiras para corroborar esse compromisso é a empresa ser reconhecida por importantes organizações que criam normas e promovem boas práticas de gestão. Exemplo disso, é o escritório de advocacia rio-pretense Stefano Cocenza Advogados, que, recentemente, conquistou sua segunda certificação internacional, em menos de dois anos, pela entidade normativa mais famosa e respeitada do mundo todo, a Suíça ISO – Organização Internacional de Normalização.

No dia 21 de outubro, o escritório teve o ciclo de certificação da NBR ISO 37001:2017 aprovado pelo agente certificador do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) por implantar sistemas de gestão antissuborno e anticorrupção na empresa. Essa validação foi realizada seguindo os requisitos estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), representante oficial da ISO no Brasil. De acordo com seu diretor, o advogado Stefano Conceza, o escritório é o primeiro da cidade a obter essa certificação internacional. “Apenas 70 empresas conquistaram a ISO 37001 no país. Em Rio Preto, somos a única até o momento”, afirma.

Como forma de homenageá-lo pelo feito inédito, uma Moção de Aplausos foi realizada na Câmera Municipal de Rio Preto no mês passado. A entrega oficial do certificado está prevista para acontecer em dezembro, durante uma cerimônia em Brasília (DF), seguindo os protocolos de distanciamento e higiene, por causa da pandemia. Além dessa certificação, o escritório acumula mais uma NBR ISO 9001:2015, conquistada no ano passado.

ISO 37001 – Única referência de certificação de compliance do mundoA empresa que conquista esta ISO assume a responsabilidade – não só diante da sociedade, mas também diante de órgãos fiscalizadores – de oferecer ferramentas de combate a qualquer tipo de suborno e atos corruptivos que possam acontecer no meio corporativo. Para se adequar às diretrizes da norma, o advogado Stefano Cocenza criou ferramentas de gerenciamento de risco, para evitar o recebimento de suborno e tomar atitudes efetivas se tiver alguma denúncia nesse sentido.

Foram instituídas políticas de compliance no escritório, com canais de denúncias e criação de um comitê para avaliar as condutas na advocacia. “Nós temos dentro da estrutura uma profissional que atua como ‘compliance officer’. Caso tenhamos alguma denúncia, ela a receberá e acionará o comitê do escritório. São seis participantes no comitê, sendo quatro colaboradores e duas pessoas de fora”, explica. Ele ainda acrescenta que, como dono do escritório, apesar de acompanhar o comitê, não pode participar diretamente, pois o grupo deve ser isento a qualquer tipo de influência hierárquica. “Por exemplo, eu não posso receber presentes até um determinado valor. Se eu recebê-los em nome do escritório tenho que fazer um sorteio com todos os colaboradores e, mesmo assim, o compliance officer precisará analisar se eu posso pegar ou não”, conta.

Além desse exemplo, entram outros pré-definidos pela ISO envolvendo o relacionamento comercial com fornecedores e clientes. Segundo Cocenza, toda atitude imoral será passada ao comitê e oferecida a oportunidade para as partes se explicarem. Caso contrário, o escritório finalizará as atividades com o cliente ou o fornecedor e, se necessário, tomar as medidas cabíveis na esfera judicial. Após a implantação dessa estrutura que levou um ano, duas auditorias foram realizadas, interna e externa, ambas pela consultoria de certificação, sendo esta última acreditada pelo Inmetro, validando a eficácia das políticas antisuborno e anticorrupção no escritório.

Melhoria contínuaEm setembro de 2019, o escritório também obteve a NBR ISO 9001:2015 por criar uma política de gestão de qualidade, com o propósito de padronizar e personalizar os serviços jurídicos oferecidos a seus clientes. Agora, a advocacia rio-pretense figura entre os raros escritórios, no Brasil, que conquistaram essas duas importantes certificações internacionais. “A conquista das duas certificações mostra que somos um escritório que nos preocupamos com a organização, com interesse para o bem comum, principalmente, pelo negócio dos clientes. O nosso objetivo será sempre a melhoria contínua”, enfatiza Cocenza.

Todos os anos, novas auditorias devem ser feitas no escritório para confirmar se, de fato, estão cumprindo com os requisitos das normas. Este ano, por exemplo, a ISO 9001 foi renovada. “Por termos conquistado uma norma antes, procuramos ter mais uma ISO, justamente, para fortalecer a marca e demonstrar o trabalho sério que a gente oferece”, conclui.

Sobre o escritórioO escritório Stefano Cocenza Advogados é formado por uma equipe de advogados que atua no campo jurídico em defesa dos profissionais de saúde, nas áreas de Direito Cível Empresarial, Direito de Família e das Sucessões e Direito Trabalhista Patronal. Em menos de dois anos, a empresa já conquistou duas certificações internacionais, colocando-a em destaque no cenário jurídico nacional. Na direção do escritório estão os advogados Stefano Cocenza (OAB/SP 306.967), presidente diretor São Paulo da Asociación Latino Americana de Derecho Médico – ASOLADEME –, e Cintya Conti (OAB/SP 264.429), advogada especialista em Direito do Trabalho, com ênfase na defesa patronal e pós-graduanda em Direito Médico e Odontológico.

Contatos:Stefano Cocenza Advogados Site: www.stefanococenza.com.br Facebook: /stefanococenzaadvogados Instagram: @stefanococenzaadv

Dr. Stefano Cocenza conquista mais uma certificação internacional e torna-se o primeiro, em Rio Preto, a receber a ISO 37001. No Brasil, seu escritório figura entre os primeiros por, também, ter a ISO 9001 (Johnny Torres)
Stefano Cocenza Advogados conquista ISO 37001 (Johnny Torres)
Stefano Cocenza Advogados conquista ISO 37001 (Johnny Torres)
Stefano Cocenza Advogados conquista ISO 37001 (Johnny Torres)
 
Copyright © - 2021 - Grupo Diário da Região.É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Desenvolvido por
Distribuido por