Tradicional chocolate artesanal de Gramado chega a Rio Preto

SABOR DA SERRA GAÚCHA

Tradicional chocolate artesanal de Gramado chega a Rio Preto

Conhecida pela qualidade de seus produtos, a Lugano inaugurou recentemente sua primeira loja em Rio Preto, localizada na rua XV de Novembro, na Redentora


São José do Rio Preto
Loja da Lugano em Rio Preto fica localizada na rua XV de Novembro, 3.912, no Centro
Loja da Lugano em Rio Preto fica localizada na rua XV de Novembro, 3.912, no Centro - Reprodução

Não importa se é em formato de barra ou bombom, o chocolate é, sem dúvida, uma das sobremesas preferidas dos brasileiros. De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (ABICAB), cerca de 75% da população do país consome o doce regularmente, uma média de 1,2 kg por ano, segundo pesquisa feita pela consultoria Mintel. Mas, além dos produtos industrializados, muitas pessoas têm começado a experimentar chocolates com produções artesanais, tendência que reflete na procura cada vez maior por novos hábitos de alimentação.

Influenciada pela cultura europeia, a Serra Gaúcha se tornou um dos grandes polos de produção de chocolates artesanais, sendo Gramado a sede de várias empresas. Uma das marcas pioneiras na fabricação desse doce tão amado pelo brasileiro é a Chocolate Lugano, que acaba de inaugurar sua primeira unidade em Rio Preto, localizada no bairro Redentora.

A proposta da loja é trazer um pedacinho de Gramado para a cidade e oferecer as diversas linhas de produtos artesanais para os amantes de chocolate.

"A Lugano é uma marca da Serra Gaúcha com mais de 40 anos de tradição na produção de chocolates artesanais. A loja de Rio Preto é um reflexo da nossa loja em Gramado, desde os mobiliários e os ambientes até os produtos, que vêm diretamente da nossa fábrica", diz Regis Lima, proprietário da Chocolate Lugano.

Johnny Torres Loja da Lugano em Rio Preto fica localizada na rua XV de Novembro, 3.912, no Centro

Loja da Lugano em Rio Preto fica localizada na rua XV de Novembro, 3.912, no Centro (Foto: Johnny Torres)

Produzido em Gramado

O grande diferencial da marca é o método de produção de seus produtos, que trazem a sensação de degustar de um chocolate com qualidade de um artesanal, mesmo que seja feito em larga escala.

"Desde a seleção e torra do cacau, que vem de um produtor do Pará, até o método de produção, nossos chocolates passam por um cuidadoso processo de qualidade, o que nos permite conseguir um teor de cacau muito elevado. Segundo a legislação brasileira, para que seja considerado chocolate é necessário ter 25% de derivados do cacau, seja massa, liquor ou manteiga de cacau. O nosso chocolate ao leite, que é o mais tradicional, tem 36% de cacau e o nosso chocolate branco, em que é exigido 20%, tem 29%. São índices muito elevados diante do padrão brasileiro e equivale a qualidade de chocolates europeus", explica o empresário.

Além disso, os chocolates da Lugano não possuem gordura hidrogenada, o que propicia uma maior suavidade ao paladar. Ao degustar, por exemplo, de um chocolate branco, no qual muitos fabricantes utilizam dessa substância, os da Lugano, por não conter a gordura hidrogenada, permite ao consumidor sentir mais o gosto do chocolate na boca, por isso acaba sendo mais suave e agradável ao paladar.

Johnny Torres Para a temporada de inverno, Lugano oferece um foundue de seu tradicional chocolate

Para a temporada de inverno, Lugano oferece um foundue de seu tradicional chocolate (Foto: Johnny Torres)

Ao leite ou meio amargo?

Apesar do chocolate ao leite ser o carro-chefe da marca, existe uma tendência de produtos mais saudáveis e que tenham uma maior concentração de cacau. "Percebemos uma procura muito maior para os chocolates amargos e meio amargos, em que temos de 50% até 70% de cacau. Temos também as linhas diet, sem lactose e orgânica. Então, estamos observando um interesse bem grande por uma linha com um direcionamento mais saudável e até recomendado por boa parte dos nutricionistas", explica Regis.

O chocolate quente Lugano é um dos produtos mais buscados, justamente por sua cremosidade. Na loja, é possível encontrar diversos itens com os chocolates da marca embalados em caixas e cestas para dar de presente.

Além dos tradicionais chocolates, a loja também conta com um espaço para cafeteria, em que os consumidores podem adquirir desde deliciosas sobremesas feitas à base do chocolate Lugano até salgados e cafés.

Johnny Torres Loja possui cafeteria para que os consumidores podem comprar sobremesas, salgados e cafés

Loja possui cafeteria para que os consumidores podem comprar sobremesas, salgados e cafés (Foto: Johnny Torres)

Qualidade e tradição

Desde 1976, a Lugano carrega a autêntica tradição da Serra Gaúcha, cultivando a essência do cacau e oferecendo o sabor e a qualidade do verdadeiro chocolate de Gramado. Com 25 lojas espalhadas pelo Brasil, a marca traz a experiência de degustar suas clássicas barras de chocolate, trufas e bombons, além de opções de kits para presente e de chocolates zero açúcar e sem lactose

 Conteúdo apresentado por

R. XV de Novembro, 3912 - Centro

Facebook: @chocolatelugano.sjrp

Instagram: @chocolatelugano.sjrp

www.chocolatelugano.com.br

Disponível para delivery em: