Em plena pandemia em que nosso Brasil se encontra, estamos presenciando casos absurdos acontecendo em nosso meio, tanto da saúde quanto da política. O país tenta, apesar de lentamente, combater a corrupção, mas a cada dia aparecem novos casos, até mesmo seringas vazias simulando a vacinação, profissionais que deveriam cumprir seu papel tentam tirar proveito próprio, mas sei que são poucos e serão punidos por isso, sorte daqueles que não foram flagrados, mas que levarão em sua consciência o fato para o resto da vida e podem ser os responsáveis por mais uma vida perdida.
Já no jogo político os acontecimentos são da pior qualidade e da imagem do país para o mundo todo, parece um país sem governabilidade, sem união dos governantes sem um único objetivo, salvar vidas e ajudar a economia como um todo.
É triste ver inúmeras empresas que fecharam suas portar e demitiram seus colaboradores e não bastasse toda crise, em nossa cidade tivemos o evento do Shopping Azul, totalmente destruído tirando não só o ganho daqueles que ali faziam seu comércio, seu ganha pão de cada dia, como de seus colaboradores, evidentemente de baixa renda, mas que ainda assim tinham seu ganho para se manter preservada suas necessidades básicas.
É urgente uma bandeira branca, antes que o caos total se instale em nosso Brasil, pois pelo andar da carruagem, do desentendimento em todos os setores, muitas vezes fomentados por interesses daqueles que ocupam cargos relevantes na política.
Já não se vê tantos empresários envolvidos na causa, pois eu acredito que já estão desestimulados e de nada adianta levantar uma bandeira em prol da nação. Um empresário desestimulado, faz com que seus negócios fiquem paralisados sem investimento, logo sem crescimento e sem gerar empregos, que seria muito importante para minimizar o sofrimento de um povo, honesto e trabalhador.
Senhores políticos, donos do poder, façam uma trégua, levantem uma bandeira branca, sejam conscientes e deixam a ambição e o orgulho para outra ocasião, façam tudo que estiver ao alcance e possível em benefício de uma nação que tem tudo para ser uma das melhores e maiores do mundo.
Paulo Narcizo Rodrigues, Rio Preto
Idosos
Sentimos que as pessoas, independente da faixa etária de idade, reconhecem a gravidade da Covid-19, um fato que vem despertando a atenção da maioria no aguardo de mais vacinas que possam proteger contra o temido vírus da corona vírus. Desde o início da pandemia, os noticiários vêm destacando com muita precisão as pesquisas de descoberta das vacinas, além dos desenvolvimentos de testes, até mesmo através do sangue de animais cavalares, até a aprovação pelos órgãos competentes, resultando nos efeitos positivos para aplicação nos cidadãos e cidadãs.
Dessa forma, mais que natural os aplausos em prol dessa descoberta e da chegada ao Brasil, já que a prioridade se estendeu em primeiro plano aos idosos, tendo a oportunidade de receberem a imunização contra o novo corona vírus.
Assim é que todos esses idosos procuraram as unidades de cada cidade, para que fossem contemplados com a aplicação da vacina, mormente no tocante às pessoas com mais de 90 anos de idade com fé na descoberta desse feito em meio a tantos problemas enfrentados durante a quarentena.
Na sequência, porém, iniciaram-se as longas filas com os idosos enfrentando o Sol ardente e o calor à espera de serem vacinados e as cenas mostradas pelo vídeo da televisão chegaram a revoltar em função da falta de cuidados aos idosos debilitados, cansados de esperar por horas nas calçadas; outros dentro dos veículos, ao contrário dos mais vulneráveis.
A maioria dos idosos está sendo mais afetada pela pandemia do novo corona vírus, a Covid-19, portanto, há de se fazer alusão à fragilidade na saúde desse público, que geralmente tem doenças associadas a outras situações e é o principal motivo de ser mais vulnerável, onde os cuidados são mais que necessários e indispensáveis a essa faixa etária de idade.
Além dos aspectos até aqui narrados, vêm as notícias sobre golpe da vacinação em que uma das enfermeiras simulou a aplicação de uma vacina a uma idosa sem a penetração do líquido e, nessas condições, como pode alguém brincar com a vida de um idoso? A falta de respeito a eles se torna um ato de repúdio, quando deveriam ser contemplados pelo quinhão de serviços prestados em prol deles e da própria Nação.
Enfim, é lamentável sinalizar que, num momento como esse que o mundo atravessa surgem problemas de natureza estranha, mas haveremos de confiar nas autoridades competentes do Setor de Saúde, para que o andamento das aplicações de vacina aos idosos tenha seus efeitos positivos a essas pessoas que lutam pela sequência do tempo que ainda lhes resta nesta passagem terrena.
Alessio Canonice, Ibirá
Terraplanismo
O artigo de Marcelo Coelho "Os terraplanistas estão por toda parte" (Folha, 17/2) reforça a velha afirmação de que "contra fatos não há argumentos". Os terraplanistas são os que não mudam de opinião, mesmos diante de evidências contrárias. Eles ainda acreditam no Criacionismo, mesmo depois de Darwin desenvolver a teoria do Evolucionismo, demonstrando que nada se cria, nada se destrói, tudo se transforma. Eu não fui criado, mas gerado pela conjunção de um espermatozoide de meu pai fecundando um óvulo de minha mãe. Minha alma é apenas uma função de um órgão do meu corpo, o cérebro, que evolui da concepção à morte.
Meu espírito de velho não é o mesmo de quando criança. Se a alma fosse infusa e imortal deveria ser sempre a mesma. A Terra não é um planeta imóvel, no centro do Universo, como pregam livros considerados sagrados, mas apenas parte de uma constelação, o Tempo não existe fora da Eternidade, o Sobrenatural é uma ilusão, pois o movimento cósmico é circular, não existindo baixo e alto. Infelizmente, nossos terraplanistas são cegos para os fatos e o raciocínio lógico, chegando até a acreditar na eficácia da cloroquina!
Salvatore D' Onofrio, Rio Preto