Está cada vez mais difícil viver nesta cidade no que se refere ao barulho no trânsito. O que tem de moto fazendo o maior barulho pelas ruas e avenidas da cidade, sem contar as maluquices que muitos motoqueiros fazem. É revoltante! Parece que as autoridades de trânsito estão ignorando por completo. Será que esse pessoal ainda não percebeu que existe lei severa para punir tais infratores? Estou decepcionado com as autoridades de trânsito de Rio Preto!
Jairo Pereira da Silva, Rio Preto
Lézio
É outro trabalho espetacular, a charge publicada hoje no Diário da Região, do genial caricaturista Lézio Jr, meu colega da Arlec, com Donald Trump assoprando a chama da tocha da mão da estátua da liberdade. Sua sutileza emociona. Parabéns!
Waldner Lui, Rio Preto
França
Liberté, Egalité, Fraternité (Liberdade, igualdade, fraternidade, em português) foi o lema da Revolução Francesa, traduzido de um texto de Santo Agostinho e que vem sobrevivendo desde os anos de 1.644 sendo, por diversas vezes defendido até ser citado na Constituição francesa de 1946 e 1958.
No entanto, ele corre risco de ser esquecido, uma vez que o governo francês decretou em dezembro de 2020 normas que alteraram dispositivos do Código de Segurança Interna, tornando o País em um tipo de espectro de big brother. O problema é que até mesmo os sindicatos da magistratura e dos advogados assinaram as peças. Estes dispositivos autorizam as forças de segurança a fichar cidadãos por emitir "opiniões políticas", "convicções filosóficas e religiosas" e "filiação sindical". Nenhum funcionário público poderá ser contratado se houver pensamentos que remetam a pensamentos difusos ao que preconiza os governantes franceses.
Antes do recrutamento de servidores para postos considerados sensíveis serão avaliados o que escreveram, publicaram ou o que comentaram. No passado eram vetados aqueles que tinham "atividades" religiosas dogmáticas; pensamentos políticos adversos ou manifestações trabalhistas desta ou daquela maneira. Agora serão avaliadas as fotografias, os comentários em redes sociais e outros dados de identificação, como existência de transtorno psiquiátricos, também poderão constar dos fichamentos feitos pelas autoridades. O governo Francês "entende" que não há violações aos direitos dos cidadãos, mas apenas uma forma de referendar quem estará trabalhando para o povo.
Os decretos editados no mês de dezembro dizem respeito a três tipos de fichamento que podem ser feitos pelas forças de segurança daquele País.
O Pasp (prevenção de atentados à segurança pública) que será efetivado pela polícia; o Gipasp (gestão de informação e prevenção de atentados à segurança pública) que poderá ser utilizado pela gendarmaria (que é a força militar subordinada ao Ministério da Defesa); e o Easp (pesquisa administrativa ligada à segurança pública).
Estas medidas propõem coletar os dados para prevenir crimes futuros, principalmente aqueles ligados aos atentados à segurança pública ou estatal. Se houver alguma citação, pensamento contrário, ou mesmo "suposição", o governo da França poderá utilizar um destes decretos para prender e submeter o cidadão em território francês. Tudo em nome da segurança. Será?
Gregório José, Rio Preto
Expectativa
2021 será um ano menos ruim que 2020. Tenho certeza disso. Isso porque acredito que mudamos nosso cérebro de acordo com o que vivenciamos (conforme ensina Oliver Sacks no livro "O Olhar da Mente") Minha mente diz que 2021 será um ano melhor que 2020. Tenho fé nisso. A mente humana é uma das áreas mais complexas da ciência. O dilema entre mente e cérebro (bem visível quando se tem um acidente vascular cerebral - AVC) traz divergências entre os neurocientistas.
Nossa mente é flexível, moldável, e quando não consegue ser, é preciso da ajuda de um terapeuta para que ela venha a se tornar adaptável. Nossas sensações e sentimentos são criados por nós ou são predeterminados pelo cérebro ou pelos sentidos com que nascemos? O que vivenciamos em 2020 deve, ou deveria, ter nos ensinado a viver 2021 com mais resiliência. Com a palavra, de novo, os neurocientistas, com o auxílio imprescindível dos neurologistas.
Como diz a letra de uma das músicas do genial Gilberto Gil, "andar com fé eu vou, pois a fé não costuma faiá".
Wander Cortezzi, Rio Preto
Juscelino
A abertura do dia deve ser também a penetração das ações dentro dos sonhos contidos. Uma referência de como sacudir os planos executando bem, sem duvida, foi Juscelino. Acredito que seu bom dia já era uma ordem. Fascinado pelo amanhecer e obcecado por fazer acontecer, pulava da cama para o canteiro de obras. A dinâmica de seu dia era apaixonante e eletrizante. Otimista com o relacionamento humano, se debruçava sobre o amanhecer com os olhos fixados no sol poente. Perseguia seus sonhos impulsionados pela clareza solar. Sem duvida nenhuma, era um homem diurno, porém amante do anoitecer porque sabia descobrir na noite as estrela a ser perseguidas com a entrada do sol. Tinha firmeza de propósito e seus imediatismos eram de uma inquietação invejável.
Seu amanhecer era porteira fechada dos currais cheios de gados. Procuravam medir seus passos cotidianos circunscritos ao espaço do curral. Não deixava, como o matuto, nenhuma vaca escapar. Alguns de seus sonhos procurava distanciar, mas ele, com seu laço certeiro, os fazia aproximar novamente, pois pouco restava para os novos amanheceres.
Não perdia nada com entrada do dia; inseria nele ração suficiente para que seus sonhos pudessem sobreviver à entressafra. Suas utopias coletivas eram impulsionadas, a cada manhã, como uma locomotiva japonesa. Este resultado de tanta ação era proveniente da paixão pela vida e pelo ser humano.
Seu amanhecer era mágico, e no circo chamado Brasil anestesiava o público e invejava, com suas noites, qualquer estadista pragmático que sente a frieza das estrelas por estar bem longe delas, e não como ele, que sentia o forte calor, pois os seus sonhos estavam bem perto do mundo realizável.
Juarez Alvarenga, Coqueiral-MG