Parabéns ao Jornal Diário da Região e seus profissionais pelo Caderno Retrospectiva 2020 "Inspira, respira, não pira!". O formato e material foi muito bem escolhido e produzido, tamanho especial, se trata de um documento histórico para nós leitores, nossa cidade e país. Além de discorrerem fato a fato dos acontecimento no ano, imagens, nos passou emoção, informação e acima de tudo motivação para avançarmos. O texto de capa é muito profundo e esclarecedor, é para lermos todo dia.
Nas palavras do intelectual Henry Steel Commager : "Isso é o que realmente aconteceu, relatado por uma imprensa livre a um povo livre. É a matéria-prima da história; é a história de nossos próprios tempos. "
Muito Obrigado profissionais do Dário da Região
Afonso Martins, Rio Preto
Câmara
Senhores munícipes, percebem a disputa pelo poder na Câmara dos Vereadores?
Quantos da população rio-pretense acompanham? É necessário se engajar. Isso representa muito em termos financeiros. Para escolher nossos representantes é preciso estar atento a todos os detalhes. Existe um desejo pelo poder. Vereador não se conforma
de servir a comunidade como presidente da Câmara por uma, quando muito por duas vezes. Ao contrário, quer se perpetuar no poder e com apoio dos seus correligionários companheiros de interesse. Graças a Deus, este ano conseguimos, através de um que intitularam de "oposição" mas que, na verdade, o voto que decidiu foi de que estava magoado pelo desenrolar das questões. Ainda bem. Outro detalhe: Vereador que é eleito pelo voto não deve aceitar cargo de secretário. Isso trai a intenção do eleitor.
Elias Rufino de Oliveira, Rio Preto
Sonhos
Todo final de ano, gosto de compartilhar lindos sonhos, fortes emoções e um imenso vocabulário de lindas palavras com meus familiares, amigos e conhecidos. Mas esse ano que hoje termina, me consumiu as belas palavras, roubou-me sonhos acalentados, me entristeceu e minou em mim algumas possibilidades...mas tudo isso não foi ruim, porque no lugar ressurgiu uma nova e até então desconhecida energia que me move em direção a vocês. Sinto que em 2020, fomos arrebatados do velho mundo. Milhões de pessoas tiverem que morrer para isso, e outras, estão aqui vivos, sem saber bem o porquê. Para Deus, ninguém é melhor do que ninguém. Somos todos filhos muito amados do Pai. Se fomos poupados é porque aqui na Terra há trabalho para realizarmos, e para isso não podemos ficar atrávicos nos sentindo apenas presos nos nossos quadrados! Precisamos despojar-nos daquele ser velho, desgastado, corrompido pelo consumismo, e assumir a forma nova, com a energia de pessoas livres, energizadas para a missão de semear misericórdia pelos que estão sofrendo a dor da perda.
Se não houver encontro na dor, haverão sempre desencontros entre seres humanos. Somos remanescentes de um dilúvio que não esperávamos e não construímos arca. Deverá haver aí dentro do seu peito, uma energia vinda do amor que sufocou nosso sonho mas que, agradece a Deus por ter sido poupada do desespero das mães que perderam seus filhos! Assim, divido nesse último dia de 2020, um pouco dessa energia que nasceu em mim, que é uma coisa boa que frutificou em meio de lágrimas derramadas, orações e conversas com Jesus, desde o início da Covid em prol da minha família, dos médicos, dos contaminados e dos meus entes queridos.Em tudo fui intensa, no orar, no ajoelhar, no conversar com Deus, no ouvir e no falar. Hoje me sinto grata pela que senti por todos, porque foi ela quem me fez forte, com um novo jeito de olhar e enxergar a situação me renovou o espírito, mostrou que 2021 só será melhor se nos adaptarmos ao serviço que Deus tem para realizarmos. Desejo a todos vocês que saibam aproveitar o momento que estamos vivendo, porque não haverá outra forma de viver bem, senão por esse caminho. Revista-se do ser novo, não despreze a energia do cosmo, use-a e não a guarde só para você. Estamos em outro lugar. Aquele que vivíamos acabou.
Angela Perozin, Rio Preto
Ano Novo
Com a chegada de um Novo Ano, esperanças novas povoam nossos sonhos; novos desafios nos convidam à luta. É a vida que continua, que segue seu ritmo, tão como, as estações da natureza! É a jornada que prossegue, para que cada dia seja vivido da melhor maneira em sua mais autêntica e intensa forma... e que neste Novo Ano aprendamos que: por vezes, é nas inconstâncias da vida que se encontram as constâncias, feita de antíteses, contrastes, incertezas e mudanças para entender que, por vezes, é preciso suportar os desertos para aprender os verdadeiros ensinamentos, propósitos e valores da vida, a fim, de aprender a valorizar e respeitar as diferenças de cada pessoa... Só quem sabe a dor da solidão, valoriza a companhia: sem ser exigente, sem esperar que os outros sejam perfeitos; sem esperar que nos entendam, quando nós mesmos não os entendemos. Por vezes, este deserto nos dará prescientes ensinamentos em forma de acontecimentos. O deserto não é ruim, apenas nos dá a oportunidade de entender quem somos; que quando damos de cara com a solidão, aprendemos a ser menos exigentes e colher aquilo de melhor que as pessoas tem a oferecer, sem contabilizar e remoer o que as pessoas tem de ruim.
Que nosso espírito se renove com a chegada de mais um ano, de um 2021 mais leve e de realizações! Desse modo, queridos amigos, a partir de agora estaremos mais um ano juntos, para crescermos no amor, na sabedoria e na luz de Deus! Portanto, vamos aceitar a todos, da forma como são, cada um com sua convicção.
David Paiva Santos, Rio Preto
Aposentadoria
Mais uma vez, com todo respeito, digo ao senhor Márcio Nogueira Carvalho que ele não sabe absolutamente nada sobre o que é ser professor. Quem disse que professores ficaram de boa em casa tomando café? Já lhe sugeri que pergunte a qualquer professor, vejo que ainda não o fez. Não vou mais responder porque é cansativo demais tentar explicar algo para quem não deseja entender.
Rita Cecato, Rio Preto