Ano Novo chegando, expectativas se formando, esperanças renascendo. Como ele será? Será que o mundo vai continuar com muitas vidas ainda parando, sendo ceifadas pelo vírus que destrói e mata ? Será que a pandemia vai ser dominada e o mundo sorrir, cantar, viver ?
Não sabemos. Nós nunca sabemos e nunca saberemos qual será o futuro de todas as coisas.O futuro a Deus pertence . Ele rege tudo e a humanidade precisa ser despertada para isso, e não olhar cada um para seu eu, seu próprio bem-estar, seu comodismo, sua força e seu poder de domínio. Vamos entrar em mais um ano, com esperança , fé e com orações a Deus, reconhecendo-O como Soberano e capaz de resolver todas as coisas. Vamos entrar em mais um ano com Deus , o Deus vivo de séculos e séculos , o Alfa e o Ômega, o principio e o fim de todas as coisas.
Feliz Ano Novo !
Neiva Toloi Mazete
Feliz 2021
Se estamos bem e vivos é dia para lembrar dos que foram colhidos pela pandemia. Dia para avaliar e planejar, dia para agradecer e aprender. O sacrifício do isolamento, do distanciamento social é cruel para todos nós, mas especialmente para os mais velhos e para as crianças privadas de tantas necessárias interações. Não pratiquemos em nome do "Feliz Ano Novo" comportamentos de risco para cada um e para com sua família. Que todas as crianças sejam protegidas e cuidadas pelos seus pais com amor e responsabilidade, assim Deus abençoa os responsáveis. Deveremos iniciar 2021 com fé, atitudes adequadas ao momento e caminhar com cuidados, multiplicando e dividindo os preciosos minutos da abençoada e finita vida aqui na Terra. Assim, pensando e agradecendo, podemos afirmar que depois do 20 vem o 21 e estamos prontos para caminhar resilientes e felizes.
Célia Augusta Bernardo, Rio Preto
2021
"Quero trazer à memória o que me pode dar esperança" Lamentações 3.21
O profeta no contexto onde consta escrito este verso estava vendo e vivendo um fato, a destruição da sua cidade, do seu povo e de tudo quanto tinham, ou seja, Jerusalém e Juda estavam totalmente destruídas, haviam perdido tudo. O ano foi de grandes catástrofes, dificuldades e perdas com pandemia, desemprego e falência, mas com certeza, no meio de todas estas lutas, houve vitórias, pessoas que agregaram e ajudaram, companheirismo, aprendizado, etc, o problema é sempre olhar as dificuldades e taxar o ano, a vida, a casa e ou família por certas dificuldades momentâneas, problemas passageiros e com isso somos tendenciosos a dizer, graças a Deus que acabou; mas não é assim, devemos tirar proveito das situações, devemos crescer em meio as lutas.
Não dá para ficar olhando para as dificuldades momentâneas desta vida. Preciso me lembrar (trazer a memória) aquilo que me dá esperança, aquilo que vai me ajudar a prevalecer, a vencer, que vai dar animo, preciso lembrar de quantas coisas o Senhor já fez nesta minha caminhada. Amado(a) traga a sua memória neste dia de festividade e também de reuniões familiares, aquilo que lhe traz esperança, aquele sentimento que tornará possível todas as coisas em 2021, desejo de alcançar de almejar algo e lutar, confiança em coisas boas em uma vida melhor para você e sua família e caso esteja passando por lutas, traga a memória quantas coisas grandes o Senhor já fez e ainda tem para fazer em sua vida e família. Não diga a Deus o tamanho do problema que você esta, ou terá que enfrentar em 2021, mas diga ao seu problema o tamanho do seu Deus, que enviou o seu filho ao mundo, foi rejeitado, humilhado pelo seu povo e morto, mas ao terceiro dia ressuscitou, venceu a morte e vive, reina para sempre, não foque nas lutas e aflições de Cristo, foque na ressurreição de Cristo e isso lhe trará esperança.
Feliz 2021 a todos e em nome de Jesus todos teremos a vitória.
Aparecido Donisete Alves Junior, Rio Preto
REFLEXÃO
Quando pequenos afluentes surgem na forma de pequenos fios de água e com o tempo se transformam em pequenas corredeiras que por sua vez com o tempo formam pequenos alagadiços, lagos, lagoas e estes por sua vez tem como destino final os grandes espaços alagados, como os rios que por sua vez, procuram os mares e oceanos, assim é a vida humana em que cada qual, com o tempo, agrega todos os tipos de valores e estes hão de embocar em uma correnteza chamada família.
Assim como em toda estrutura hídrica, que em seu percurso agrega a beleza de toda flora, fauna, vida marinha e que também colhe todas as mazelas do percurso de seu leito, assim também a humanidade em seu percurso de crescimento intelectual, material, moral, também agrega suas mazelas, como a falsidade, arrogância, ódio, etc. Como os grandes rios formados por seus pequenos afluentes que podem se deparar em grandes represas, deixando por lá os rastros da poluição colhida em seu leito e assim destruir esta grande barreira antes de chegar ao mar, também assim é a humanidade em busca de sua evolução colhendo os dissabores de uma vida mal vivida, na maldade, na falsidade, no orgulho, na ganância, na incompreensão, na intolerância, etc.
E assim toda uma coletividade criada e mantida por poucos pode ser destruída pela neurose de poucos. Pequenos fios de água se transformam em grandes rios, cascatas e cachoeiras, da mesma forma que pequenas gotas evaporadas se transformam em chuviscos, chuvas, tempestades, tormentas, causando inundações e até tsunamis. O comportamento humano nada difere disto, quando um diálogo que deveria ser respeitoso, se transforma em grandes embates e discussões onde o bom senso e o respeito se evaporam como água de chuva em asfalto quente, onde a neurose ofusca a visão de quem não quer ver e cobre de cera os ouvidos. Bocas que se calam, bocas que falam demais, ouvidos surdos, olhos que não enxergam a vida.
A velocidade da evolução deste mundo depende da evolução de quem nele habita, mas este mundo há de evoluir, mesmo tardiamente, sem a evolução dos que nele, por ora, habitam.
Jair Barboza dos Santos, Rio Preto