Sabatinas

Cartas do Leitor

Sabatinas


Parabéns ao Diário pela iniciativa das sabatinas com todos os candidatos a Prefeito de Rio Preto. Espaço igualitário, nas versões audiovisual e impressa.

Romildo Sant'Anna - via Facebook, Rio Preto

Previdência

Ao ler a carta do sr. Benedito da Silva Melo, publicado nesta coluna no dia 4/10/20, fiquei mais revoltada ainda com os nossos governantes diante de tantos números. Concordo plenamente quando cita que se eles fossem pessoas dignas e honestas e amassem o nosso País, deveriam perguntar para os milhões de brasileiros" de onde tirar o dinheiro para custeio do projeto Renda Cidadã?"

Nós responderíamos assim: corte todos os gastos supérfluos, reduza os seus vencimentos, o número de assessores , suas mordomias, etc... a lista é extensa.

Este mês, o governador do estado, sr. Dória, voltou a descontar a previdência social de todos os funcionários públicos concursados aposentados e pensionistas. Ele nos deve reajuste salarial a mais de 7 anos; em virtude da pandemia não nos pagou a primeira parcela do 13º salário, no mês de aniversário. É justo voltar a descontar previdência de quem passou a vida toda pagando? Reajuste não tem, mas descontos sim? Aonde está a lei trabalhista neste caso? Que governo é este?

Fiquemos mais atentos em quem votamos. Jamais conheci um governador que foi "justo" com o funcionalismo público estadual, mas nenhum teve a ousadia de diminuir nossos proventos. Procuremos a lei e nossos direitos. Não devemos permanecer inertes diante desta situação lamentável e injusta.

Mirian L. R. Marim, Rio Preto

Meio ambiente

Rio Preto paga por essa falta de água e esse calor insuportável, tudo pela ganância de tantos loteamentos a perder de vista. Pura irresponsabilidade de muitos mandatários que passaram por São Jose do Rio Preto com leis que permite esse tipo de destruição do meio ambiente. Quase não tem zona rural mais e quando tem, é plantação cana de açúcar. Cadê a proteção permanente de todos mananciais de nossa cidade e represa toda assoreado, um bem gratuito mas que não é bem cuidado.

Será que não seria prudente ter vigilância 24 horas na área ambiental do antigo IPA e na época da seca brigada de incêndio permanente? Se sairmos de Engenheiro Schmitt pela vicinal e irmos até o trevo de Talhado, o único resquício de mata que sobrou está no entorno do São Deocleciano 2, mas tentam de todas as maneiras acabar com este pedaço. Faço um apelo a esses novos mandatários que vão tomar posse em Janeiro 2021.

Vamos aprovar menos loteamento ou talvez congelar por uns anos. Olhem mais para o meio ambiente. Essa mata do São Deocleciano e todos animais silvestres, flora, pássaros, répteis, pedem socorro. A maioria são assassinados com a maior crueldade e no silêncio de quando da abertura de um novo loteamento sem fazer inventário de quem mora ali. Aqui luto sozinho. A palavra correta para todos esses mandatários seria ''responsabilidade'' com tudo inclusive com o meio ambiente e com isso todos sai ganhando.

Aparicio Guilherme Queiroz, Rio Preto

Outubro Rosa

Outubro Rosa é uma campanha com o objetivo de conscientizar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. A doença também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos. Já para as mulheres receber o diagnóstico pode ser devastador e impactar na parte emocional, já que os cabelos e seios tem valor simbólico de feminilidade.

Após o diagnóstico, é comum a mulher sentir ansiedade por causa das incertezas em relação ao tratamento. Algumas apresentam depressão por não verem saída para a situação e pelas incertezas em relação à doença. Outras desenvolvem transtorno do pânico, que é o medo exagerado. E como estamos em uma pandemia, elas têm medo de adquirir uma segunda patologia por ter um sistema imunológico mais fragilizado e se isolam.

O isolamento é um sinal de alerta. Ela passa a não querer mais o convívio social, fica mais calada, fechada e entristecida. A família é fundamental nesse momento. É importante que eles não diminuam a dor. Deem espaço para ela falar e se disponibilizem a acompanhar durante o tratamento. A família dá o apoio emocional e assim ela se sente acolhida e segura.

Os grandes hospitais que trabalham com o tratamento de câncer disponibilizam psicólogos que a ajudam com as emoções e pensamentos, mostrando que não se deve deixar de planejar o futuro, e focando na recuperação da estabilidade emocional. É importante que o tratamento ocorra uma vez por semana com terapia. E se necessário utilizar medicamentos receitados pelo psiquiatra.

Com a perda dos cabelos a autoestima da mulher fica abalada e o profissional de saúde busca trazer confiança e amor próprio. Quando ela tem acompanhamento, a tendência é que a autoestima não diminua, pois existe uma ajuda para estabilizar o humor e lado emocional.

Alessandra Augusto, Rio Preto

Volta às aulas

Não faz o menor sentido a volta às aulas neste momento. Está tendo racionamento de água na maioria dos bairros, e dezembro está próximo. Não existe lógica em querer voltar aula presencial, o ano foi perdido e o mais coerente a ser feito é recomeçar no ano que vem.

Lari Luscri - via Facebook, Rio Preto

Volta às aulas-2

Os meus filhos não vão ao parque aquático muito menos shopping. Desde que começou essa pandemia nem ao mercado eles não vão. Manda o filho pra escola quem quer, eu não sou obrigada a colocar a vida dos meus filhos em risco se em casa estão muito bem cuidados e seguros. Ninguém se torna burro de ficar alguns meses sem ir à escola, até porque não faz sentido algum voltar às aulas agora 2 meses antes entrar às férias!

Letícia Sabino Garcia - via Facebook, Rio Preto