SUS

Cartas do Leitor

SUS


Admirável a esculhambada de autoria do Dr. Paulo Togni neste espaço em 6/10, sobre como a maioria dos médicos do SUS trata a maioria da população. Haverá repercussão por parte da classe de um modo geral. E negativa, óbvio. Na atualidade ainda posso arcar com um razoável plano de saúde. Mas, na infância e adolescência, precisei do antigo INPS. Penso que meu anjo da guarda estava de plantão. O tratamento é exatamente o que o Dr. Togni retrata para o atual SUS. Nada mudou.

SUS que, aliás, vem sendo enaltecido por sua existência e funcionamento diante da pandemia. E não se sabe de profissional da área médica que largue esse osso, como bem afirma Togni.

Alguém duvida que médico tem "nojinho" de pobre? Exceções - como sempre raras - existem. Curioso é que na cadeia econômica os milhões e milhões de pobres é que fazem a alegria dos poucos ricos. O sentimento hipocrático deveria ser substituído pelo sentimento mercadológico, que é o que permeia o atual mundo da medicina.

Dr. Togni, parabéns pelo destemor e pela coerência de sua opinião.

Wéliton de Oliveira, Rio Preto

Manipulação

Sabe quando você é manipulado por alguém? Nos últimos tempos temos sido cada vez mais manipulados pelos outros e nem nos damos conta de que agimos ao desejo de alguém, ou de um grupo. Quando buscamos informações em sites de pesquisa, logo em seguida passamos a ser bombardeados pelo tema em questão, como se tivéssemos que acessar aqui, clicar ali, entrar nesta ou naquela página.

Isto porque os sites de busca identificaram que nós queremos algo e cabe a quem contratou, direcionar esta informação para uma empresa, grupo ou pessoa que deseja saber quem são as pessoas que "precisam" ou querem aquilo.

Pois é, tem gente que acaba manipulado também por outro e por outro, por outro. Enfim, há sempre alguém ditando como fazer e quando fazer. A independência que muitos almejam, aqui me incluo nesta lista, fica somente no imaginário surreal dos pensamentos. Nunca alcançaremos a total liberdade sonhada, seja em nossa vida, família, bairro, cidade, País. A nossa vida é importante para nós, mas, tem sempre alguém cuidando do que não lhe pertence, afinal, alguém determinou que tem que meter o dedo na nossa sina.

Pesquisa algo nestes sites de busca, ou em redes sociais. Pronto. Verá que a manipulação começará e, por dias, você será levado a lugares que nem imaginava ou saberia que existisse. Imagina você sendo manipulado por um grupo, uma pessoa, uma empresa que manda em você e, inconscientemente, você obedece. Nem digo manda, mas age conforme esta quer. Essa é a realidade atual. Produtos colocados estrategicamente nas prateleiras em supermercados; publicidades com cores que remetem à marca de determinada empresa e, principalmente, os tais sites de busca que ficam vigiando você toda hora e todo momento. É assim, ou não?

Se discorda, tudo bem. Só espero que não seja alguém que tenha mandado você dizer isto.

Gregório José Lourenço Simão, Rio Preto

Questionamentos

Quantos questionamentos estão sendo feitos por tanta gente quanto aos acontecimentos com o mundo sendo aparentemente castigado. Pandemia, incêndios florestais, a explosão em Beirute, furacão nos Estados Unidos, estiagens em boa parte do Brasil e em outros países, temperaturas altas, corrupção sendo investigada como nunca na história do pais, abordagens e prisões contra o narcotráfico, suicídios aumentando, aumento da cesta básica e outros produtos etc.

Veja o que o Profeta Isaías diz no capítulo 24 versículo 4: "A terra pranteia e se murcha; o mundo enfraquece e se murcha; enfraquecem os mais altos do povo da terra". Alguns podem dizer é profecia e teria de acontecer. Ledo engano, pelo contrário as profecias são misericórdia da parte de Jesus como um alerta para que usemos o nosso livre-arbítrio no caminho do bem evitando assim passarmos por situações não agradáveis.

Não vai aqui meu veredito as pessoas, departamentos da sociedade. Somos pela democracia, ecumenismo e pela paz, mas o que tem de seres humanos que não aprendem ou mudam seus comportamentos para melhor não está escrito. Mas a vida sempre vai continuar, mesmo diante dos desafios que exige de nós, nesses momentos precisamos nos unirmos mais e colocarmos fé e amor através de atos bons em nossas vidas.

Clevis Gimenes Toscano, Rio Preto

Imitação

Será que nossos filhos vão querer imitar a nossa vida? Será que nossos filhos terão um espelho bom para olhar para nós e tomar a decisão de querer ter uma família como a nossa? Perguntas simples, mas responda para você mesmo cada uma delas: será que sua maneira de viver, conduzir a vida, o casamento, o emprego, a família, etc tem sido modelo para a sociedade e principalmente para seus filhos?

Temos agora duas vertentes para o futuro presidente: uma de fazer diferente, buscar fazer algo para mudar e transformar estas situações e decisões e deixar um legado para a próxima geração e outra de ver aquilo que foi bom e deu certo e dar continuidade, imitar. Na nossa vida e família é assim, fomos observadores dos nossos pais e vimos aquilo que deu certo e também aquilo que não deu e agora alguns já são os observados, pois agora são pais e constituíram família e podem melhorar, afinal, você viveu, você foi passageiro um dia, mas agora você está na posição de condutor de sua vida e família, por isso faça diferente.

Desvie dos buracos e embaraços da vida, não continue com mais do mesmo, imite os acertos, mude os erros, mude as decisões erradas de seus antepassados, não deixe aquilo que é ruim passar de geração em geração, não abandone sua família e filho(a) por um romance qualquer, seja pai, seja mãe, faça diferente, faça a diferença seja um exemplo para a sua próxima geração dos quais eles possam se orgulhar e querer te imitar, pense nisso.

Junior Donisete, Rio Preto