Fórum

Cartas do leitor

Fórum


Em relação à reportagem "Fórum central retoma atividades internas", publicada na edição de terça-feira, 28, gostaria de esclarecer que na verdade os três fóruns, portanto, não apenas o Central, mas também o da rua Abdo Muanis, no qual funcionam as Varas Cíveis e da Fazenda Pública, e o da rua Tupi, no qual estão instalados o Juizado Especial, as Varas da Família e o Juizado da Infância e Juventude, também retornaram às atividades. Estas não se resumem à organização e limpeza, que já foram feitas na semana anterior, mas sim ao trabalho interno, visando colocar em dia os processos, com exame preferencialmente de processos físicos, e priorizando o tratamento de medidas de caráter urgente. Nestes casos visando a realização de perícias, entrevistas e avaliações que foram declaradas de inviabilidade a realização de forma virtual por decisão judicial.

A partir de 2 de agosto, se iniciará o atendimento presencial dos advogados, mas ainda. quando estritamente necessário. e voltado ao exame de processos físicos, devendo haver agendamento prévio. Dar-se-á preferência aos advogados que pretendem converter, definitivamente, os processos físicos em digitais, para o que marcara dia e horário para buscar o processo e proceder devolução.

Ressalte-se que na busca preservação da saúde de todos, inclusive Juízes, Promotores, servidores e advogados, o número dos que trabalharão serão reduzidos, o acesso serão controlados, havendo necessidade do uso de mascara e obrigatório ser submetido a medição de temperatura corporal, não sendo permitida o ingresso de quem apresentar temperatura superior a 37,5º C, ou sintomas característicos dos casos suspeitos de Covid-19.

Paulo Marcos Vieira - juiz de Direito e diretor do Fórum de Rio Preto

Semae

Em relação à carta do leitor Filipe Marshesoni, publicada nesta terça-feira (28/7), o Semae (Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto) de São José do Rio Preto informa que pratica a menor tarifa do Estado de São Paulo e tem a 6ª menor do Brasil entre as 100 maiores cidades do País, conforme atesta o Instituto Trata Brasil, edição 2020. Informa ainda que a taxa mínima cobrada pela autarquia, de R$ 34,80, está estabelecida pela Lei Federal 11.445/2007, que determina as Diretrizes Nacionais do Saneamento Básico, e pelo Decreto Municipal 13.265/2006.

De fato, na atual gestão, a empresa encontra-se superavitária, revertendo os recursos em investimentos e manutenção dos serviços. Entre os investimentos, destacam-se: a ampliação da ETE - Estação de Tratamento de Esgoto de Rio Preto, com capacidade para atender uma população de 600 mil habitantes; a ampliação e reforma da ETA - Estação de Tratamento de Água "Palácio das Águas", que abastece 25% dos moradores do município; a perfuração de um novo poço profundo no Aquífero Guarani, que irá beneficiar mais de 100 mil moradores na Região Norte; a perfuração de novos poços no Aquífero Bauru, que irão beneficiar mais 65 mil pessoas; e a instalação de novas redes e adutoras de água e emissários de esgoto. Ou seja, são inúmeros investimentos que fazem do Semae uma empresa orgulho de Rio Preto.

Mesmo durante a pandemia da Covid-19, os funcionários do Semae trabalharam todos os dias para fornecer água tratada e esgoto coletado e tratado para a população. Somos o 4º melhor serviço de saneamento do Brasil e vamos continuar avançando para manter Rio Preto no topo do saneamento básico e o SeMAE, um serviço de excelência.

Assessoria de Comunicação do Semae, Rio Preto

Resposta

Respondendo aos leitores do Diário da Região (edição de 28/7) Wéliton de Oliveira e Miguel Freddi, críticos de meus artiguinhos, informo que me felicito com a recuperação da saúde do nosso Presidente, pois não é da minha personalidade desejar o mal de alguém, nem tenho a vaidade de assinar meus escritos com minha qualificação de doutor pela USP e titular pela Unesp. Isso vem feito por conta da Redação do Diário e não a meu pedido.

Portanto, é falso e maldoso julgar que escrevo em nome de instituições públicas, promovendo qualquer tipo de ideologia, política, ética ou religiosa. Quanto ao Bolsonaro, confesso que votei nele, mas me decepcionei logo que percebi atitudes autoritárias, como armar a população e desarmar os radares das rodovias de alta velocidade, provocando mais mortes. Como cidadão democrata e consciente, tenho o direito de reclamar contra qualquer forma de violência, especialmente a promoção de regimes ditatoriais.

Salvatore D' Onofrio, Rio Preto

Otimismo

Todos nos estamos tristes e pessimistas nessa época tão difícil, porque além dos nossos próprios problemas do dia a dia, que não são poucos, temos que enfrentar o pior desconhecido, essa peste que assola o mundo todo. Pensando nos livros e nos cursos do Poder de Pensamento Positivo, consigo vencer um minuto por vez e acabo enfrentando o dia todo. Faço conscientemente a todo momento, fazendo uma verdadeira lavagem cerebral. Se não fizermos isso, acabamos com os relacionamentos matrimoniais, filhos, negócios e com o dia a dia.

Os dois ditados que norteiam minha vida são: 1-o que determina o sucesso e o fracasso é você, somente você. 2-você é o único responsável pelo sucesso e fracasso. Espero que hoje eu tenha passado algo, que tem me ajudado em tempos tão difíceis. Afinal não sabemos se no momento seguinte estaremos vivos.

Cidinha Cury Antonio, Rio Preto